Televisão

Televisão holandesa produz Secret Story… em Portugal

O canal holandês Net5 vai transmitir uma versão do concurso que a TVI trouxe para Portugal. Secret Story chega à Holanda com uma particularidade… A casa a ser utilizada será a mesma que foi usada na edição portuguesa. O espaço construído na Venda do Pinheiro está a ser remodelado para acolher um novo jogo e tudo indica para que o concurso só regresse a Portugal a partir de Outubro.

O Propagandista Social traz todas as novidades e as imagens da remodelação da casa.

Os apresentadores da versão holandesa, Renate Verbaan e Bart Boonstra.

A primeira temporada do concurso decorrerá na casa já existente em Portugal, que sofreu remodelações para albergar os 15 concorrentes da edição holandesa (ver fotografias da casa no final do artigo). Apesar dos custos de deslocação da equipa técnica, esta solução parece ter sido a mais viável numa óptica de contenção de custos. Renate Verbaan, a apresentadora escolhida para as galas, e Bart Boonstra, o escolhido para os diários, são as caras do reality-show que estreia Domingo, dia 13 de Fevereiro. O programa não se cinge às galas televisivas: marca presença online, com transmissão a todas as horas na página oficial criada para o efeito, em www.net5.nl/secretstory. O prémio a atribuir ao vencedor é o dobro do da edição portuguesa: 100 mil euros.

Os apresentadores foram vistos no aeroporto, de partida para Portugal.

A câmara que permitirá uma visualização 360º.

Uma novidade será introduzida nesta edição. Irá ser instalada uma câmara Yellow Bird, que permite que os telespectadores sejam os realizadores do que se passa dentro da casa, ou seja, permite que cada pessoa consiga ver o que quer e quando lhe apetecer. A tecnologia de ponta deste sistema permite uma rotação da câmara de 360º, activada pelo movimento do cursor do rato num determinado site. Esta câmara nunca foi utilizada em programas do género e promete revolucionar os formatos de reality TV.

A segunda edição portuguesa

Esta informação vem confirmar os rumores que circulavam pelos meios de comunicação: a segunda edição de Secret Story: A Casa dos Segredos em Portugal só chegará depois do Verão, sendo Outubro o mês mais provável para o seu regresso.

O segredo da Casa dos Segredos?

A primeira edição de Secret Story: A Casa dos Segredos foi ganha pelo pastor António, que teve direito a um prémio final de 50 mil euros. Os valores de audiência alcançados pelo reality-show, que foi comandado por Júlia Pinheiro, não deixam dúvidas quanto ao seu poder de fidelização junto do público: 62.7% de share e 18.2% de rating foram os massivos resultados obtidos pela última emissão, transmitida na noite de passagem de ano (31 de Dezembro de 2010 para 1 de Janeiro de 2011), valores que só ficaram abaixo dos registados no final da primeira edição de Big Brother, com 76.7% de share e 23.9% de rating (onde Zé Maria se sagrou vencedor).

O formato surgiu na França em 2007, como a terceira edição renovada do concurso Loft Story (um formato idêntico ao Big Brother que havia estreado em 2001 e regressado em 2002). Desde aí, o sucesso do programa aumentou e aconteceram novas edições em 2008, 2009 e 2010, estando já confirmada uma nova edição para Junho deste ano. Depois de ter feito sucesso em Portugal, o formato chega à Holanda (país de onde é originária a produtora responsável, a Endemol).

O segredo da Casa dos Segredos parece estar na adequação do célebre formato Big Brother ao desafio constituído entre os concorrentes e motivado pelos seus segredos. As situações caricatas provocadas pela “Voz” juntam-se à vontade de desvendar os segredos dos participantes.

A vigia de um grupo de humanos 24 sobre 24 horas por dia ainda resulta em televisão, acentuando a veia voyeurista do público.

As obras no estúdio-casa da Venda do Pinheiro

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários