Televisão

Cabo vence audiências de Sábado

Fez-se história na televisão portuguesa. A Marktest (empresa que regula a audimetria em Portugal) divulgou os resultados de audiência de televisão do passado Sábado, tendo o Cabo vencido o dia.

Veja no artigo o quadro de audiências dos 15 canais mais vistos do dia no cabo.

Os dados de audiência divulgados pela Marktest correspondentes ao dia 5 de Fevereiro de 2011 atribuem a vitória do dia aos canais de cabo, terminando em primeiro lugar com 26.5% de share. A TVI ficou em segundo lugar, com 25.6% de share, a SIC em terceiro, com 22.8% e a RTP1 em quarto, a marcar 21.5%. A RTP2 quedou-se pela última posição, com 3.6% de share.

Os programas que integram o Top 5 dos mais vistos (e, portanto, com mais audiência em rating) são: a novela mais vista do dia, Espírito Indomável (TVI), Telejornal (RTP1), Mar de Paixão (TVI), Jornal da Noite (SIC) e O Preço Certo (RTP1).

No cabo, estes foram os 15 canais mais vistos do dia, com os respectivos valores em rating e em share.

Nuno Santos, Director de Programas da SIC, já reagiu a este resultado. Para ele, este resultado é um “sinal dos tempos” e tem altas probabilidades de se repetir, uma vez que a Marktest se encontra, neste momento, a reformular o seu painel de audiência, introduzindo profundas mudanças na forma como se medem as audiências. Santos ressalta ainda o facto de ser “interessante” e “rentável” que um programa obtenha “11 ou 13” pontos em share.

Estes resultados revelam as crescentes fragilidades das televisões em canal aberto, que se vêem derrotadas num dia em que não houve nenhum jogo de futebol de destaque com transmissão no cabo (o futebol continua a ser o grande motor das audiências em Portugal). Revelam, também, o futuro: a segmentação. Os telespectadores dispõem de toda uma panóplia de alternativas de televisão no cabo, com canais com os quais se identificam mais que transmitem conteúdos do seu agrado. Cada vez mais, o telespectador assume um papel activo na escolha de conteúdos, em detrimento do que acontece com a televisão em sinal aberto.

Note-se que as médias diárias disponíveis todos os dias no sítio oficial da Mediamonitor são ponderadas, não correspondendo, por isso, à média aritmética dos shares de todos os programas do dia. Há factores preponderantes, como o peso relativo dos programas transmitidos em horário nobre.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários