Televisão

SBT obrigada a pagar 2,5 milhões de euros à TV Globo

A estação de televisão brasileira foi condenada a pagar uma multa à concorrente e reconhecida TV Globo. Em causa está a transmissão, por parte da primeira, do formato Casa dos Artistas, um programa que terá infringido os direitos de copyright de Big Brother, licenciado pela Endemol.

Um tribunal brasileiro confirmou que o formato Casa dos Artistas, produzido e transmitido pela SBT em 2001 e 2002, se tratou de uma versão não licenciada do reconhecido internacionalmente Big Brother, o que infringiu os direitos de copyright da produtora holandesa Endemol. A Variety noticia que o Tribunal de São Paulo confirmou a queixa apresentada, banindo a SBT de voltar a transmitir o formato e obrigando-a a pagar indemnizações no valor de cerca de 1 milhão de euros à Endemol e de cerca de 2,5 milhões de euros à TV Globo, que comprou os direitos do Big Brother. Todavia, a SBT pode ainda recorrer da sentença, pelo que o final deste caso pode tardar.

Logótipo do programa Casa dos Artistas, transmitido pela SBT.

Desde 2001 que a TV Globo detém os direitos de Big Brother. Enquanto estava a ser preparada a estreia do formato, que viria a arrancar no início de 2002, a SBT transmitiu Casa dos Artistas, decisão que rendeu à SBT a melhor audiência de sempre da história do canal. Este programa era idêntico ao Big Brother, à excepção do tipo de concorrentes: aqui, eles eram figuras públicas já reconhecidas, enquanto no formato da Endemol os anónimos ganhavam protagonismo. Casa dos Artistas voltou à SBT em 2002. Equanto a TV Globo e a Endemol recorriam à justiça, a SBT renomeou o programa e transmitiou uma terceira e quarta temporadas.

A TV Globo lançou o primeiro Big Brother Brasil em Janeiro de 2002. No ano passado, a décima temporada registou um pico de 61% de share e atraiu um recorde de 154 878 460 votos na última emissão, estando a decorrer neste momento a 11.ª edição.

Leon Abravanel, Director de Produção da SBT, causou polémica recentemente, ao utilizar o logótipo de Casa dos Artistas como avatar no seu perfil do twitter. “Caros, esse avatar é apenas uma manifestação de saudades, mais nada… pelo menos por enquanto – hahahaha”, justificou o próprio.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários