Cinema

Tobis vai ser privatizada

O Estado colocou à venda os 96,4% que detém da primeira produtora de cinema em Portugal, a Tobis, conforme noticia o MSN Cinema.

O anúncio da venda foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, já havia tornado pública a intenção do Governo de privatizar a Tobis Portuguesa. Para a compra da percentagem que o Estado detém da empresa de produção em cinema, devem ser apresentadas propostas até às 15:00 horas do dia 9 de Março de 2011. Nesse mesmo dia, a partir das 16:00 horas, proceder-se-á à análise das propostas, no ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), numa sessão pública.

Criada em 1932, a Tobis surgiu com o objectivo de apoiar e fomentar o cinema em Portugal. Com uma equipa constituída por cerca de 70 pessoas, a produtora adaptou os seus serviços às necessidades dos meios cinematográfico e audiovisual nacionais. Os seus serviços iniciais contemplavam apenas a produção de filmes e alguns trabalhos de laboratório, como a revelação e o tratamento de películas. Mais tarde, chegou a abranger a produção para televisão, publicidade e restauro de arquivos cinematográficos.

Categorias
Cinema

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários