Televisão

Festival da Canção 2011 com menos espectadores

Por  | 

A Marktest divulgou o relatório de audiências do Festival RTP da Canção 2011, que foi transmitido pela RTP1 no passado Sábado, dia 5 de Março. Sílvia Alberto conduziu o evento que teve como vencedora a canção A Luta É Alegria, do grupo Homens da Luta. Apesar da polémica que marca a edição deste ano, a audiência total, comparativamente com a final do festival do ano passado, foi menor.

O programa registou 7.5% de audiência média (rating) e 23.9% de share. O gráfico de evolução de audiência média ou rating no período compreendido entre as 21:20 e as 00:34 mostra a preferência, por parte dos telespectadores, por um dos quatro canais generalistas. A descida de valores evidenciada pelo gráfico é explicada pela diminuição de consumo naquele horário à medida que a noite avança, comportamento perfeitamente normal por parte dos telespectadores. A emissão da RTP liderou perto do final, quando a expectativa para saber o nome do vencedor do certame era alta.

Neste dia, a RTP1 registou um share diário de 23.6%. 4.98 pontos deste valor correspondem à audiência do festival, que representou 21.1% da audiência do canal no dia. O festival contribuiu assim positivamente para a audiência geral da televisão pública, conseguindo uma audiência superior em cerca de duas vezes o valor médio registado pelo canal, de acordo com o índice Alfa. O índice Beta informa do posicionamento do festival face aos outros programas no mesmo horário, tendo sido superior 1.5% em audiência média.

 

 

 

Em relação a afinidades, o programa foi mais popular junto dos indivíduos com mais de 55 anos de idade e junto daqueles que vivem na Grande Lisboa. A pior afinidade, apesar da polémica participação dos Homens da Luta (que mobilizam muitos adolescentes) , registou-se junto da população mais jovem (com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos e entre os 15 e os 24 anos), conforme mostra o gráfico seguinte.

A final da edição de 2010 do festival (que contou com três emissões, em directo do Campo Pequeno) registou a melhor audiência do conjunto, com 9.3 de rating e 28.3% de share. Filipa Azevedo foi a vencedora do certame, com a canção Há Dias Assim. A primeira semi-final registou 7.1% de rating e 19.1% de share, ao passo que a segunda registou 7.0% de rating e 20% de share.

 

O palco da edição de 2010.


Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.