Palcos & Letras

RTP2 estreia Um Poema por Semana

 

Foi num clima de descontracção de fim de tarde que a RTP2 apresentou à imprensa, no Music Box em Lisboa, o seu novo programa diário Um Poema por Semana.

Idealizado por Paula Moura Pinheiro – diretora-adjunta de programas da RTP2 – e no seguimento da “tradição da poesia na televisão”, o programa pretende homenagear poetas como Cesário Verde e Miguel Torga (entre outros), poetas que marcam o nosso imaginário e a identidade portuguesa.

Com estreia agendada para o próximo dia 21 de Março, dia Mundial da Poesia, Um Poema por Semana é uma série de 75 episódios, com cerca de três minutos cada, em que o mesmo poema é dito de segunda a sexta-feira, por cinco pessoas diferentes.

httpv://www.youtube.com/watch?v=X_YqSojX2v8&feature=player_embedded

Os diseurs não podiam ser mais diferentes: homens e mulheres, jovens e mais idosos, estudantes, juristas, reformados, actores, portugueses, brasileiros, angolanos e italianos falantes de português – cada um com uma interpretação apaixonada e única do mesmo texto.

Paula Moura Pinheiro sublinhou a importância da estação fazer serviço publico e celebra o grupo heterogéneo:

O programa é um duplo espetáculo, o espetáculo da palavra em poesia e o espetáculo da diversidade humana.

A escolha dos poemas ficou a cargo de José António de Vasconcelos, jornalista intimamente ligado à cultura e director do mítico Jornal de Letras. A realização é de Paulo Braga e a produção de Frederico Wiborg. Esta série foi filmada nos estúdios da Panavideo.

Um Poema por Semana vai para o ar entre programas e conta com três emissões diárias: antes das 14h30, repete às 18h30 e antes das 22h00.

Pode ver e acompanhar o programa através do site e no facebook.

Categorias
Palcos & Letras

Designer de profissão, apaixonada por tudo o que é visual e cultural. https://www.facebook.com/sarayall.design

Comentários