Palcos & Letras

Estreia no TNDMII: O Fidalgo Aprendiz

Com encenação de João Pedro Vaz, estreia no Teatro Nacional Dona Maria II, no próximo dia 30 de Março, O Fidalgo Aprendiz.

A partir do texto clássico de D. Francisco Manuel de Melo, O Fildago Aprendiz é mais do que uma simples representação dramática, é uma interacção público-espectador recíproca, uma verdadeira aventura teatral.

O elenco conta com nomes como Afonso Santos, Carlos Malvarez, Cristina Alfaiate, Gonçalo Fonseca, Mónica Tavares, Paula Moura e Valdemar Santos.

O início do espectáculo confunde-se com a entrada do público onde actores e espectadores participam numa espécie de troca de conhecimentos, o verdadeiro teatro-oficina em acção onde todos são convidados a entrar.

A acção gira em torno de um fidalgo que necessita de aprender as artes da dança, da esgrima, da música e da poesia mas que não se deixa ensinar por teimosia e vaidade. Ao longo do espectáculo vão-se compreendendo as fragilidades do personagem, que vai revelando aos poucos os seus medos e angústias. A história acaba com uma pequena lição, onde o fidalgo cai num esquema montado por uma mulher que conseguiu levar a sua avante usando a filha como isco.

Mas não é só da história clássica que vive esta nova versão de O Fidalgo Aprendiz: a encenação traz-nos ao palco elementos dos dias de hoje criando situações hilariantes, tais como a utilização dos sapatos do público (que terão uma função deveras interessante) e até mesmo a utilização de uma guitarra eléctrica. Segundo João Pedro Vaz, a encenação teve por objectivo aproximar o espectáculo de um público alvo muito específico: os alunos do secundário. Para o encenador são claras as semelhanças entre o fidalgo e um adolescente neste grau de ensino.

Um espectáculo que, à partida, seria pesado, torna-se assim leve e usa diversos artifícios para prender a atenção do início ao fim. Mais uma grande produção do TNDMII que continua, sob comando de Diogo Infante, a promover o bom teatro Português.

 

Categorias
Palcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários