Televisão

Conta-me Como Foi – Últimos Episódios

Sempre que nos lembramos de Conta-me Como Foi, não podemos deixar de nos lembrar da qualidade desta série que marcou presença na antena ao longos dos últimos anos. Na sua verdadeira essência, um grande serviço público.

Tudo foi planeado ao pormenor: os cenários, as histórias, os personagens, o elenco, os adereços… Nada falhou nesta produção e é com alguma pena e nostalgia que vemos o fim do ciclo, nos próximos dias 24 e 25 de Abril.

Com início da trama em 1968, é no 25 de Abril de 1974 que a história encontra o seu fim. O Propagandista Social traz-lhe todos os detalhes destes dois últimos episódios, confira aqui.

 

Penúltimo episódio

Margarida anda preocupada com a sua mãe que anda com muitas saídas e tarda sempre a chegar a casa.

Carlos recupera a sua namora Ana Paula, mas nada o distrai na hora de preencher os “cupões” do concurso “Bom Observador”.

No Café do Fánan, ouve-se e comenta-se as notícias sobre os acontecimentos dos militares nas Caldas e o consequente aumento de polícia nas ruas o que pode por em perigo a reunião de moradores. Margarida é eleita representante dos moradores e finalmente é dissipado o boato sobre a demolição do bairro para alívio de todos.

O esforço de Carlos no concurso do “Bom Observador” dá os seus frutos e Carlos ganha o primeiro prémio…

 

Último episódio

Abril de 1974. A família Lopes discute o destino do prémio que Carlos ganhou no concurso do “Bom Observador”, a casa nova.

Toni recebe em Moçambique com espanto a notícia do feito do irmão.

Dino fica radiante ao tomar conhecimento que Eugénia está de esperanças.

Conceição percebe finalmente que Isabel gosta do seu filho Vítor e promove as tréguas com ela.

António recebe um aviso do ministério que lhe acaba com a licença sem vencimento e o pressiona para voltar, sob a pena de perder o direito à casa de família, no bairro onde sempre viveram.

Margarida apoio-o na decisão de continuar na cooperativa da tipografia e, juntos informam a família que vão ter que mudar para a casa nova em Benfic a.

O bairro organiza uma festa de despedida à família Lopes na noite de 24 de Abril onde surge Nani fardada de polícia para espanto de todos.

Na manhã seguinte todos ajudam nas mudanças quando ouvem o comunicado do MFA e todos juntos percebem que aquele dia mudará as suas vidas para sempre.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários