Televisão

Masterchef estreia Sábado

image

O programa que pretende trazer mais emoção às noites de Sábado está a chegar. Masterchef é cozinha com muita pressão e só os melhores se sairão vencedores deste desafio com um júri exigentíssimo. A estreia está marcada para este Sábado às 21h00.

httpv://www.youtube.com/watch?v=EipcpBJKyc0%20

 

 

Nunca a culinária teve uma competição em destaque na televisão portuguesa. Coube à RTP romper com o paradigma e adaptar o aclamado sucesso internacional Masterchef.

A Cozinha

Conheça aqui a cozinha do primeiro programa:

O Programa

Durante a temporada, serão vários os candidatos a chefe de cozinha profissionais a serem postos à prova em ambientes de altíssima pressão através de desafios pensados para testar o seu paladar e avalias técnica e o amor empregue na arte da cozinha.

No final, apenas um será o primeiro Masterchef Português e contará com um prémio de 25.000 euros bem como a publicação de um livro de cozinha.

A apresentação está a cargo de Sílvia Alberto e contará como jurados o Chefe Cordeiro, o Chefe Justa Nobre e o Chefe Ljubomir Stanisic.

Os Jurados

 

Chefe Cordeiroimage

Transmontano orgulhoso das suas raízes, o Chefe Cordeiro tem elevado a cozinha portuguesa ao mais alto nível. Prova disso é a estrela Michelin conquistada em 2005 e 2006, na cidade de Amarante.

Irreverente e apaixonado pelo que faz, o Chefe cedo partiu à descoberta do mundo e construiu a sua carreira em países como a Escócia, Suíça e Inglaterra. Regressado a Portugal, continuou a criar e inspirar muitos dos que com ele trabalharam com a adrenalina, a arte e o rigor que o caracterizam.

No dia a dia cria uma gastronomia genuína, utilizando produtos de elevada qualidade e tendo por base o que de melhor Portugal tem para oferecer. No final, o que interessa é levar as pessoas a descobrir novas técnicas e paladares, com o respeito pelo que é português!

Atualmente diretor de restauração do Altis Belém Hotel & Spa, o Chefe Cordeiro é uma referência a nível nacional.

Em apenas dois anos, o Restaurante Feitoria, está cotado como um dos melhores de Lisboa, tendo obtido a classificação máxima nos principais guias de restaurantes de Portugal, nomeadamente da Time Out Lisboa e do Guia Boa Cama Boa Mesa (Expresso).

Respeitado elemento de júri dos principais concursos de cozinha profissional, conhece o sabor da vitória pelos prémios conquistados até ao momento, nomeadamente o de Melhor Chefe de Cozinha, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia, em 2004.

Chefe Justa Nobre

image

Especialista em cozinha tradicional portuguesa, afirma que nenhum cozinheiro deve querer cozinhar pratos elaborados sem saber fazer massa de rissol.

Era a alma do famoso Restaurante Nobre onde o então presidente Mário Soares era presença assídua. Ninguém sabia chegar ao seu estômago como a Chefe Justa Nobre. O Nobre era, na década de 90, um dos restaurantes mais falados de Lisboa e espaço habitual de encontros políticos.

Atualmente, a Chefe Justa Nobre lidera a cozinha do Spazio Buondi, no Campo Pequeno, que muitos já afirmam ter o melhor cozido à portuguesa de Lisboa.

A sua culinária é condimentada, tradicional, feita com mão firme, mas criativa; faz questão de ter pratos diferentes todos os dias, para além dos que estão na carta. Segundo a própria, é uma “cozinha de mãe”, feita com amor e alma.

Chefe Ljubomir Stanisic

image

Já foi considerado um dos cozinheiros mais criativos a trabalhar em Portugal. Jugoslavo de origem, este jovem mas conceituado chefe passou pela Hungria, Espanha, França, Suíça e finalmente chegou a Portugal, à zona do Gerês. Ficou tão encantado com o calor humano que decidiu instalar-se em território nacional, em 1997.

Aprendeu com o Chefe Vítor Sobral, na Cervejeira Lusitana, e trabalhou no Hotel Albatroz e na Fortaleza do Guincho. Hoje em dia é o dono e a alma dos restaurantes 100 Maneiras, conhecidos pelo seu conceito inovador e alta gastronomia. O 100 Maneiras começou em Cascais, mas mudou-se para o Bairro Alto, em Lisboa, em 2009.

O sucesso foi tal que, em 2010, Ljubomir Stanisic abriu o 100 Maneiras Bistro, no Chiado. A cozinha é contemporânea e extremamente criativa, com toques de humor e provocação. Os produtos da sua cozinha são sempre frescos. Para o garantir, ele próprio faz visitas diárias ao Mercado da Ribeira.

A sua originalidade já lhe valeu vários prémios.

Os Concorrentes (algumas fotos do primeiro programa)

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários