Cinema

Cinema – Os filmes líderes

As apostas foram lançadas por cada produtora e o trabalho de todas as equipas cinematográficas foi posto a nú e avaliado através dos vários grandes ecrãs de cinema espalhados por todo o mundo. Desta feita, é chegada a hora de saber o veredicto  dos juízes, isto é, dos espectadores.

Comecemos a viagem pelas terras lusas com “Mistérios de Lisboa”, a longa metragem de Raúl Ruiz, que após ter conquistado inúmeros galardões internacionais e nacionais como, o Prémio Louis Delluc, o Prémio da Crítica, Concha de Prata e três Globos de Ouro, foi muito recentemente nomeada para o Prémio LUX, atribuído pelo Parlamento Europeu.

A lista de uma dezena de filmes nomeados para o Prémio LUX foi divulgada durante o Festival Internacional de Karlovy Vary (República Checa) e inclui, para além da premiada adaptação da obra de Camilo Castelo Branco, obras como “Essential Killing – Matar Para Viver”, de Jerzy Skolimowski, “Pina”, de Wim Wenders e “Habemus Papam”, de Nanni Moretti.

A lista de nomeados será, posteriormente, reduzida a três filmes. As três obras seleccionadas como finalistas serão projectadas no Parlamento Europeu durante os meses de Outubro e Novembro. A cerimónia de entrega dos Prémios LUX terá lugar em Estrasburgo, a 16 de Novembro.

Criado em 2007 para valorizar longas-metragens de origem europeia, contribuindo para a sua visibilidade, o Prémio LUX já foi atribuído a obras como “Do Outro Lado”, de Fatih Akin, em 2007, “O Silêncio de Lorna”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, em 2008, ou “Welcome – Bem-vindo”, de Philippe Lioret, em 2009.

O Parlamento Europeu financia a legendagem do filme vencedor nas 23 línguas oficiais da União Europeia e contribui ainda para a produção de uma cópia de 35 mm ou de um DCP por cada Estado-membro.

Prosseguindo a nossa viagem, embora ainda em Portugal, alargamos o nosso horizonte para o espectro mundial e deparámo-nos com a notícia de que “Transformes 3”, a obra-prima de Michael Bay,  já é tomado como um forte candidato a Blockbuster do Ano. No nosso país, foi visto por mais de 98.000 pessoas nos primeiros 4 dias de exibição, liderando, deste modo, a Tabela Nacional de Box-Office. Continuando nesta linha de verdadeiros “animais de representação”, “Piratas das Caraíbas  Por Estranhas Marés “ é outro grande filme que arrebatou a competição, tendo conseguido o lugar de Filme Mais Visto do Ano.

Terminada em jeito de suspense, a nossa viagem pelo mundo da sétima arte, salientamos que as indústrias da sétima arte não páram de surpreender os espectadores e como já é sabido, semanalmente, cada uma lança a sua cartada,  deixando-nos sempre ansiosos e curiosos por saber como acabará este duelo de gigantes! Na próxima semana estreiam os filmes “Carros 2” e “Harry Potter – Talismãs da Morte, Parte II” duas grandes obras cujo veredicto será aqui dado e o qual não pode perder.

Categorias
Cinema

Comentários