Destaques

Os concorrentes de Masterchef

Foram finalmente seleccionados os 14 aspirantes a Masterchef que farão a partir de agora parte deste desafio de alta pressão.

O caminho não foi fácil para aqui chegar, o lugar é merecido. Mas nada está garantido no Masterchef. para continuar a usar o avental tão invejado os concorrente têm de continuar a dar provas dos seus dotes culinários e continuar a vencer os desafios e surpreender o Juri.

Veja aqui os 14 fantásticos:

NOME: Carla Mosse
IDADE: 20 anos
PROFISSÃO: Estudante
LOCALIDADE: Moita

Tem 20 anos, é estudante e vem da Moita. Nasceu em Moçambique e viveu lá até aos 6 anos. Foi a avó moçambicana que lhe deu o grande impulso para cozinhar quando veio passar férias a Portugal e ficou chocada com o facto de a neta ter 13 anos e ainda só saber cozinhar o básico.
Sempre teve o coração dividido entre a medicina dentária e a culinária, no entanto, a mãe não gosta muito da ideia de a filha ser cozinheira. Não pôde entrar na Escola de Hotelaria do Estoril devido a horários e, por isso, está no curso de prótese dentária. Ao mesmo tempo, está a trabalhar em figuração para juntar dinheiro de modo a conseguir estudar culinária no final do curso. A família tem dúvidas sobre o futuro da Carla no mundo da culinária, mas ela está decidida a não desistir do seu sonho.

NOME: Rogério Costa
IDADE: 32
PROFISSÃO: Artista
LOCALIDADE: Amares (Braga)

Tem 32 anos e é de Amares, onde voltou a viver recentemente. Aos 18 anos foi para Lisboa estudar jornalismo e começou a trabalhar em teatro amador. Em 2003, começou a fazer as suas próprias peça, nomeadamente os projectos “Vou à Tua Casa” e “Vou à Tua Mesa”, em que desenvolvia performances em que cozinhava para a plateia.
Adora ler sobre culinária, atividade que eleva a uma arte e acha que os restaurantes bons são autênticos teatro de sensações.
Depois de alguns anos em Lisboa voltou a Amares, respondendo ao chamamento da terra-mãe, onde agora tem a sua horta e estuda a gastronomia da zona. Também adora cozinha alentejana, gourmet e molecular.

NOME: Lígia dos Santos
IDADE: 32
PROFISSÃO: Engenheira Civl
LOCALIDADE: Vila Nova de Famalicão

Tem 32 anos, é engenheira civil e vem de Vila Nova de Famalicão. Trabalha na Câmara Municipal de Famalicão e, apesar de gostar do que faz, quer mudar de profissão. Diz que, até agora, a sua vida foi sempre muito organizada, metódica e com um percurso muito certo. A cozinha é o único espaço que dá cor a essa rotina.
Quando tinha 4 anos, punha-se num banquinho ao lado do pai a fazer pudim, e, aos 8 anos, já comprava revistas de culinária. Sonha ser chefe de cozinha num turismo rural seu, com comida portuguesa reinventada.
É casada e tem dois filhos (um com 3 anos e outro com 7 meses).

NOME: Viriato Pã
IDADE: 34 anos
PROFISSÃO: Linguista
LOCALIDADE: Lisboa

Tem 34 anos, é linguista e vive com a mulher irlandesa e três filhos. Já tentou concorrer duas vezes ao MasterChef do Reino Unido, e espera que à terceira seja de vez. Os pais são da Guiné-Bissau, mas nasceu em Lisboa. Aos 19 anos decidiu ir para Londres estudar francês e espanhol. Viajava bastante e foi em Paris, num bar, que conheceu a irlandesa com quem se casou.
Os tempos que passou em Paris permitiram-lhe conhecer os melhores restaurantes da cidade. Diz que sabia onde comer o melhor filé mignon às sete da manhã.
Vive em Lisboa há três anos e trabalha por telefone para uma empresa londrina, como linguista. Isso permite-lhe ter tempo para a cozinha e para os três filhos.
“Eu sou do mundo todo, eu cozinho tudo”, garante.

NOME: Rodrigo Meneses
IDADE: 33 anos
PROFISSÃO: Publicitário
LOCALIDADE: Lisboa

Tem 33 anos, é publicitário. É de Trás-os-Montes mas vive em Lisboa com a namorada que considera ser “a miúda mais cool do mundo”.
A família ainda não acredita que ele quer ser cozinheiro e só no ano passado, quando preparou um almoço para todos, é que recebeu elogios pelos seus dotes culinários e convenceu toda a gente.
Adora viajar e, para onde quer que vá, leva sempre a sua faca oriental. Assim pode fazer as experiências gastronómicas que quiser.
Adora o seu trabalho como publicitário.

NOME: Mauro Van Eck
IDADE: 35 anos
PROFISSÃO: Tatuador
LOCALIDADE: Paivas (Seixal)

Tem 35 anos, vem das Paivas, concelho do Seixal, e é tatuador há 10 anos. Nasceu na África do Sul. Tem origens holandesas e veio com 3 anos para Portugal. Vive actualmente com a mulher e a filha. Foi a mulher que o inscreveu. “Ela diz que quando estou a assistir ao MasterChef digo que faço e aconteço”, conta.
Quando não está satisfeito muda de vida: já trabalhou em hotelaria e na construção civil. Garante que sabe fazer tudo numa casa.
Afirma ser minucioso com a faca e adora a fase do empratamento.
“No empratamento pareço obsessivo-compulsivo, tem de sair perfeito”, confessa.

NOME: Luís Fernandes
IDADE: 31 anos
PROFISSÃO: Engenheiro Civil
LOCALIDADE: Lisboa

Tem 31 anos, é de Lisboa, casado, tem um filho e é Engenheiro Civil. O seu encantamento pela arte da culinária não tem muitos anos. Começou com uma simples admiração pelos programas e livros do Jamie Oliver mas, hoje em dia, é já uma paixão que o leva a passar horas infindáveis na cozinha. A mulher não entende como é que ele consegue passar sete a oito horas dentro de uma cozinha, mas apoia-o incondicionalmente.
Fez natação de competição e por essa razão tornou-se numa pessoa competitiva e lutadora. Agora está a lutar por este objectivo – O Masterchef.
Diz ser um pouco nervoso na cozinha mas nada que o faça bloquear. Garante que trabalha bem em equipa, sabe chefiar mas também sabe ser chefiado.

NOME: Gina Araújo
IDADE: 28 anos
PROFISSÃO: Assistente de Contact Center
LOCALIDADE: Rio de Mouro

Tem 28 anos, é assistente de contact center e vem de Rio de Mouro. Nasceu em Timor e viveu lá até aos 6 anos. É a 11ª de 15 irmãos.
Tirou um curso de representação de teatro e já trabalhou na Eurodisney. Cozinha desde os 14 anos e gosta de fazer entradas e de misturar sabores angolanos, indianos e timorenses com outras influências.
Garante que a mãe é uma autêntica fada do lar e a sua maior influência na cozinha. Quer ter uma “coffee shop”, onde as pessoas possam fazer o seu próprio prato.

NOME: Madalena Moreira
IDADE: 23 anos
PROFISSÃO: Estudante Engenharia Industrial
LOCALIDADE: Estoril
Tem 24 anos e vem do Estoril. Estudou psicologia na Escócia, mas agora estuda Engenharia Industrial. Aprendeu a cozinhar com uma tia-avó quando ainda era muito nova. Os pais trabalhavam muito e era ela quem cozinhava para o irmão mais novo.
Os pais não veem com bons olhos a ideia de a filha ser chefe de cozinha, mas ela está muito determinada a seguir o seu sonho. Pesquisa muito sobre culinária e, assegura, que até sabe alguma coisa sobre cozinha molecular e “nouvelle cuisine”.
Na adolescência, teve uma doença muito grave que a fez encarar a vida com mais garra e nunca desistir daquilo que, realmente, gosta de fazer: cozinhar.

NOME: Marta Bártolo
IDADE: 35 anos
PROFISSÃO: Arquitecta
LOCALIDADE: Lisboa

Tem 35 anos, é arquitecta e é de Lisboa.
Os amigos dizem que é a “Arquitecta dos Sabores”. Diz que herdou o gosto pela cozinha do pai que também era arquitecto e um excelente cozinheiro.
É casada há oito anos e tem dois filhos: uma menina de 2 anos que já parece revelar gosto pela cozinha e um rapaz com apenas 1 ano. Tem uma pequena empresa de organização de eventos, à qual é muito dedicada. Assegura que é muito organizada e gosta de tudo “a bater certinho”.
Gostava de alargar a empresa à área do catering, mas precisa de se dedicar mais à cozinha (é isso que pretende com a sua participação no MasterChef).

NOME: Pedro Lobo Pires
IDADE: 28
PROFISSÃO: Psicólogo
LOCALIDADE: Porto Salvo

Tem 28 anos, é psicólogo, mas está desempregado. Vive em Porto Salvo.
Decidiu seguir Psicologia porque, na altura de fazer a escolha, namorava com uma rapariga que também frquentava esse curso. Hoje em dia reconhece que essa profissão não o satisfaz. Trabalhou com crianças abandonadas e acha que a profissão é emocionalmente muito desgastante.
Adora comer coisas boas e por isso gosta de cozinhar. É uma paixão antiga, foi cozinheiro nos escuteiros durante 10 anos.
Faz teatro amador e, uma vez que está desempregado, dedica o resto do tempo à culinária. Adora cozinhar com as ervas aromáticas, os pimentos e os tomates que o próprio planta na varanda.

NOME: Sónia Carocha
IDADE: 27 anos
PROFISSÃO: Directora Comercial
LOCALIDADE: Cascais

Tem 27 anos, é diretora comercial de um supermercado gourmet e vem de Cascais. Estudou 3 anos de arquitetura, mas atualmente está no último ano de Gestão de Empresas. Trabalha no negócio dos pais, uma mercearia gourmet que se transformou num supermercado. Como adora cozinhar, os clientes pedem-lhe conselhos sobre como usar os produtos.
Os amigos acham que ela é louca porque, quando tem folgas, fica fechada em casa a cozinhar. Gosta de vinhos, viagens e ginásio. O seu sonho é ter uma estalagem no Douro direcionada para a gastronomia e vinhos. É muito metódica e gosta de organização.

NOME: Rita Féria
IDADE: 23 anos
PROFISSÃO: Est. De Marketing e vendas
LOCALIDADE: Lisboa

Tem 23 anos, é estagiária em Marketing e Vendas e vem de Lisboa.
Começou a cozinhar por causa da mãe. A mãe fazia panquecas ao pequeno-almoço para toda a gente e a Rita, como não gostava que a mãe comesse a sua panqueca já fria, começou ela própria a cozinhá-las. Hoje em dia, só a culinária a realiza, mas os pais (são os dois economistas) não queriam que ela seguisse essa área. Acabou por estudar Gestão e ter 18 na tese de mestrado.
Não quer dececionar os pais e tem-lhe faltado coragem para enveredar pelo mundo da culinária, mas agora está determinada a seguir o seu sonho e o Masterchef é uma esperança.
Categorias
DestaquesTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários