Masterchef

Masterchef: episódio 4

Por  | 

Pela primeira vez, os 13 finalistas são recebidos pelos masterchefes num novo espaço onde irão enfrentar desafios e superar-se a si próprios. Estes 13 finalistas são o resultado das audições do programa, da qual foram apurados pelos chefes 14 candidatos – no entanto, a concorrente Lília teve de abandonar a competição, por motivos pessoais.

Sílvia Alberto recebe os concorrentes para a primeira prova na cozinha: o desafio da Caixa Mistério. A Marta, o Viriato, a Gina, o Rogério, a Madalena, o Mauro, a Rita, o Rodrigo, a Lígia, o Pedro, o Sónia, o Luís e a Carla são postos à prova pelo exigente trio de chefes, que lhes concedem 45 minutos neste desafio para usarem ingredientes e combiná-los como entenderem. Os concorrentes dispõem de uma caixa nas suas bancadas na qual encontrarão uma panóplia de ingredientes, tais como pernil, limão, mel, erva-doce, leite, natas, jeropiga, ovos, maçã reineta, farinha, couve-galega, manteiga, ameixas e feijão-frade.

Quando o cronómetro começa a marcar os primeiros segundos deste desafio, alguns concorrentes inspiram-se no pernil para ingrediente principal; enquanto isso outros deixam a carne de lado e apostam numa sobremesa. Os chefes surpreendem-se com a criatividade e a gestão do tempo por parte dos concorrentes. Quando a prova termina, os nervos estão à flor da pele: os chefes só vão provar 3 pratos. O autor do prato vencedor ficará favorecido na prova seguinte: a prova da Invenção.

Os chefes, o vencedor e a apresentadora dirigem-se à Despensa Masterchef onde estão 3 ingredientes misteriosos. Sílvia revela o tema da prova (Arraiais Populares) a partir do qual o vencedor do desafio terá de escolher um dos três ingredientes-mistério. O ingrediente escolhido será o ingrediente principal do prato de todos os candidatos. O vencedor do desafio beneficia de 5 minutos sozinho na despensa para escolher os outros ingredientes que vai utilizar para a confecção do seu prato.

Os restantes candidatos a Masterchef recebem a informação de que terão de cozinhar uma receita alusiva aos arraiais populares, que deverá ter como ingrediente central o pão. No entanto, estes não dispõem das mesmas regalias que o vencedor do desafio. São-lhes incumbidos, apenas, 2 minutos e meio para a escolha dos ingredientes a utilizar na despensa.

Enquanto o tempo da prova vai passando, a tensão aumenta. Os pratos dos candidatos começam a ganhar forma e sentido. Mas há lugar também para a dúvida na escolha dos ingredientes: terá sido

correcta? Os chefes provam todos os pratos que são confeccionados e sagram apenas um como o grande vencedor. Mas nesta prova o verdadeiro objectivo dos concorrentes é não entrar para o grupo dos 3 piores pratos, de entre os quais um será eliminado da competição.

Neste programa, os candidatos são postos à prova e dispostos em equipas para cozinhar para centenas de pessoas, no exterior. A pressão, o desafio e a competição serão levados ao limite.


Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.