Destaques

RTP2 exibe 5 documentários inéditos sobre Portugal

A RTP2 apresenta aos domingos, de 7 de Agosto a 4 de Setembro, cinco documentários portugueses, nesta época de Verão em que a disponibilidade das pessoas é maior. Estes cinco filmes documentais são inéditos em televisão e foram encomendados pela RTP2 a produtores e realizadores portugueses. Os documentários debruçam-se sobre o cruzamento da História de Portugal com a actualidade. Os documentários vão para o ar às 19:30 horas na RTP2.

Apresentam-se agora as sinopses oficiais dos documentários, enviadas pela RTP, bem como os respectivos horários de transmissão.

AMNISTIA INTERNACIONAL – 30 ANOS EM PORTUGAL, 50 CONTRA A OPRESSÃO
Domingo, 7 de agosto, às 19h30
Sabia que a história da emergência da Amnistia Internacional em Londres, no início dos anos 70, tem tudo a ver com Portugal? Pois é. Este documentário vem suprir uma lacuna que já tardava em ser suprida: no ano em que se celebram os 50 anos da AI e os 30 da sua Secção Portuguesa, o realizador João Osório e o guionista Alexandre Borges, numa produção da Companhia de Ideias – que concretizou para a RTP2, com a mesma dupla de criadores, as duas séries Grandes Livros – contam a História internacional e nacional da Amnistia, uma das organizações multinacionais que mais tem contribuído nos últimos 50 anos para limitar os abusos de poder no mundo e mais eficaz se tem revelado na promoção dos Direitos Humanos. Um filme com os testemunhos, colhidos diretamente e recolhidos em arquivo, de alguns dos maiores protagonistas da História Europeia Contemporânea.
Produção: Companhia de Ideias
Realização: João Osório

FERNANDO MAURÍCIO – O REI SEM COROA
Domingo, 14 de agosto, às 19h30
Fernando Maurício foi um dos maiores fadistas de todos os tempos. Tão amado pelos conhecedores do fado quanto avesso às exigências da fama, Fernando Maurício cedo ganhou o cognome de Rei, o Rei do Fado, um rei sem coroa. O realizador e produtor Diogo Varela Silva – que se estreou como documentarista na RTP2 em 2010 com um filme sobre a fadista Celeste Rodrigues, sua avó – reconstrói o percurso de vida de Fernando Maurício, um miúdo pobre da Mouraria que foi coroado Rei do mundo da fadistagem sem nunca ter querido sair do bairro que o viu nascer. Um documentário que é um comovente documento sobre o que foi a Lisboa popular entre os anos 30 aos anos 80 do século XX.
Produção e Realização: Diogo Varela Silva

TRASMONTANOS
Domingo, 21 de agosto, às 19h30
Todos sabemos que Portugal sofre da desertificação do seu interior, mas nada como avançarmos pela mão de Neni Glock, o realizador deste documentário encomendado pela RTP2, pela vida quotidiana de duas aldeias de Trás-os-Montes. Cubas tem dois únicos habitantes. Cerdedo ganhou recentemente um jovem casal e as suas duas crianças – a absoluta alegria da região. Neni Glock, que começou por ser diretor de fotografia, é o sensível realizador do sucesso de 2010 “O Padre Motard”, outro documentário estreado pela RTP2. Belissimamente filmado e povoado de personagens improváveis, “Trasmontanos” é um filme que diz mais sobre o Portugal de hoje do que muitos filmes feitos nos grandes centros urbanos.
Produção: MixHours, Lda.
Realizador: Neni Glock

MELAKA
Domingo, 28 de agosto, às 19h30
No aniversário da conquista de Malaca pelos portugueses, há exatos 500 anos, a RTP2 estreia um documentário que cumpre duas funções: o levantamento da história da relação entre Portugal e a Malásia, que começou no século XVI, e o que é, hoje, a cidade de Malaca. Com realização de Pedro Palma e produção de Blackmaria, Melaka é um documentário emocionante que conta um dos episódios da época ultramarina portuguesa.
Produção: Blackmania
Realização: Pedro Palma

OS SEGREDOS DA CONSOLAÇÃO
Domingo, 04 de setembro, às 19h30
A Ilha de Moçambique, que Vasco da Gama visitou na sua mítica viagem, foi uma plataforma fundamental da História de Portugal e de Moçambique, e é hoje mais um cadinho de cultura miscigenada encastrado no Índico – entre preservação, desenvolvimento e memória. Estas são as justificações para este retrato da Ilha de Moçambique, um retrato atento às suas várias faces: do património recuperado, quer à superfície quer do fundo do mar, aos estrangeiros que ficam e que partem, dos habitantes e das suas tradições, ao comércio e à cultura. Uma ilha que, como há 500 anos, vive hoje ao ritmo das marés que trazem e levam pescadores, turistas, descobridores. Os Segredos da Consolação, uma encomenda da RTP2, tem realização de Diogo Queirós de Andrade e produção da Vitrimédia.
Produção: Vitrimédia
Realização: Diogo Queirós de Andrade

Categorias
DestaquesTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários