Destaques

Masterchef: episódio 6

A competição continua e o sonho de cada um dos concorrentes de se tornarem no Masterchef de Portugal também. Neste sexto episódio, os 11 finalistas deparam-se com uma Caixa Mistério e com mais um complexo desafio. Desta feita, terão de criar, confeccionar e empratar um prato utilizando apenas os ingredientes que estão dentro desta: ovos, farinha, leite, frutos secos, etc. O tema de hoje é doces conventuais. Com estes ingredientes cozinham-se sobremesas e os candidatos confeccionam desde as clássicas farófias até à menos convencional ilha dourada. Três deles decidem fazer toucinho do céu. O júri apenas prova 3 pratos, que são escolhidos com base na confecção, técnica e apresentação. O prémio deste desafio será uma grande vantagem na prova seguinte.

É na despensa que o vencedor do desafio da Caixa Mistério conhece o seu prémio: a oportunidade de escolher o prato que todos vão ter de cozinhar, de entre os pratos que se apresentam: sanduíche de linguado, bacalhau com migas de poejo e arroz de ostras com ar de queijo. Os pratos foram cozinhados pelo Chefe Luís Baena, cozinheiro conceituado, que já foi chefe em vários hotéis de 5 estrelas por todo o mundo e já editou 8 livros de culinária.

O vencedor do desafio anterior ainda vai ter outra prova: a de competir directamente com o Chefe Luís Baena e tentar fazer um prato melhor que o dele. Se o júri considerar que o prato do concorrente é o melhor dos dois, o prémio é a imunidade nos próximos desafios e a passagem direta para os quatro finalistas. O Chefe Luís Baena dá uma aula aos candidatos para que estes possam confecionar o prato de forma correcta. Os concorrentes têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de  confecção e de colocar perguntas.

O cronómetro arranca e o candidatos iniciam a sua prova. Entretanto, numa sala à parte, o vencedor do desafio anterior e o Chefe Luís Baena cozinham lado a lado, para que o júri não saiba de quem é cada prato. Está em causa a capacidade de reprodução de um prato que já conhecem, e não a criatividade.

Os jurados provam os pratos do vencedor do desafio anterior e do Chefe Luís Baena e escolhem o melhor. Na cozinha principal, o candidato que tiver confecionado o pior prato irá abandonar a competição. Aos Chefes Cordeiro, Justa e Ljubomir junta-se o Chefe Luís Baena.

Categorias
DestaquesTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários