Moda

Inês de Castro do séc. XXI pelos Storytailors

Os Storytailors apresentaram a Inês de Castro do século XXI, em Alcobaça.

No ano em que se comemoram os 650 anos da transladação dos ossos de Inês de Castro, o Mosteiro de Alcobaça foi palco de um desfile de homenagem à rainha, na passada sexta-feira. Os Storytailors deram a conhecer ao mundo aquele que seria, na sua óptica, o guarda-roupa da rainha nos dias de hoje.

Os reputados designers não entenderam este como um desfile seu. Este foi “um exercício criativo e libertador que tem como figura central Inês de Castro. Como mulher viveu 30 anos, como mito, ainda vive. É essa mulher-mito que nos desafiámos a interpretar, num meio fantástico, entre sonho e realidade” afirmou João Branco, um dos membros da dupla, em entrevista ao Público. O trabalho da dupla João Branco e Luís Sanchez parte sempre de uma história e este não foi excepção. “Chegou aos 15 anos a uma corte que começou a olhá-la como a uma arrivista por ter conquistado o amor incondicional de um príncipe. Condenada por sentenças políticas, ainda assim tornou-se numa das muitas raízes da nossa genealogia. Protagonizou em dez anos uma das mais fascinantes “estórias” de amor da nossa história: Foi obsessivamente amada. Foi brutalmente assassinada. Foi coroada depois de morta. Inês morreu a tentar ser feliz, a tentar ser amada; quantos não morrem hoje, física ou espiritualmente, precisamente nessa mesma busca?…

Para ter uma ideia do que desfilou pela passerelle, descrevemos-lhe um dos outfits mais marcantes da noite – um vestido em tons de rosa, composto por um espartilho que cobria todo o tronco da modelo, prolongando-se até á sua face, cobrindo a sua boca. A peça alude ás práticas de tortura vividas na Idade Média. (ver foto)

O desfile terminou, como é hábito, com o vestido de noiva. Branco, tapava o rosto da modelo com um véu curto. A saia em tule, volumosa com uma excêntrica armação, típica da dupla de criadores, escondia, por baixo, balões brancos e transparentes que foram lançados ao céu pelos estilistas.

O espectáculo contou com a actuação da cantora revelação de 2011, Luísa Sobral.

Os Storytailors são a dupla de estilistas preferida por muitas das figuras da nossa praça. A dupla, que trabalha em conjunto desde 1999, tem presença assídua no Portugal Fashion.

Categorias
ModaPalcos & Letras

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários