Destaques

As capas emblemáticas da Vogue em Lisboa

A Vogue vai apresentar, em Lisboa, entre os dias 8 e 11 de Setembro, a “Exposição de Capas Icónicas da Vogue“.

A exposição mostra dezassete das capas mais marcantes da revista, a nível mundial. A apresentação pretende retratar a evolução da Moda, do conceito de Beleza, da Arte e Fotografia, sempre acompanhada pela publicação.

A Vogue, tida, nos dias de hoje, como “A Bíblica da Moda”, começou como simples folhetim semanal, lançado no dia 17 de Dezembro de 1892. À época era apenas uma pequena publicação dedicada às mulheres da alta sociedade nova-iorquina, que em nada se equiparava ao que viria a representar nos dias de hoje. A revista conseguiu o que naquela altura não existia – a popularização da Moda.

Em 1909, a revista passou a ser mensal, transformando o conceito de Moda em “desejo e sonho”. A revista começava a estruturar-se de forma mais próxima ao que hoje é – mostrava a alta-costura, o life-style e os ícones da alta sociedade. Na década de 1940, no período de pós-guerra, a Vogue teve que se adaptar aos novos tempos, conseguindo, porém, manter os seus valores base. Os anos 50 ficaram marcados, pela sociedade de consumo e o desenvolvimento do pronto-a-vestir. A emancipação da mulher na sociedade, em 1960, atribuiu à revista um carácter mais jovem. Esta revolução social não podia passar despercebida à revista. O lado mais sexual da mulher passou a ser retratado também nas páginas da Vogue. Nos anos 80, destaca-se a emergência da moda internacional, o que se prolongou à década seguinte. Em 1990, a cultura POP e a popularização da Moda trouxeram celebridades para as capas da publicação.

Salvador Dalí, Andy Warhol, Man Ray e Joan Miró, Irving Penn e Steven Klein são alguns dos prestigiados profissionais que fotografaram para capas para a Vogue.

Actualmente, a Vogue é lida por cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo e é a publicação de referência para profissionais e amantes da Moda.

A Exposição de Capas Icónicas da Vogue estará presente nas Galerias nr.60 da Rua Garret, em Lisboa, entre os dias 8 e 11 de Setembro. A apresentação está inserida no conjunto de actividades do Vogue Fashion’s Night Out, promovido pela própria revista.

Para saber mais sobre o Fashion’s Night Out clique aqui.

Categorias
DestaquesModa

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários