Destaques

A Nova Programação da RTP1 é “Diferente” e “Diversificada”

A RTP apresentou ontem, dia 8, a nova grelha de programação à imprensa. Numa “programação de continuidade”, a diversidade de conteúdos e a diferença relativamente à concorrência marcam a próxima época televisiva da estação pública. O Propagandista Social esteve presente e conta-lhe agora todas as novidades da rentrée da RTP1.

ENTRETENIMENTO

“A Voz de Portugal” e “O Elo Mais Fraco” são as grandes estreias da temporada.

Pedro Granger apresentará "O Elo Mais Fraco" a partir de dia 19.

A voz” é o novo talento-show sensação a nível mundial é a grande aposta da RTP. Catarina Furtado será a responsável pela apresentação do concurso que tem como mentores Paulo Gonzo, Anos, Rui Reininho e Mia Rose, considerados pela apresentadora como “uma revelação em televisão”. Catarina disse, em entrevista ao Propagandista Social, estar “muito contente” com o novo projecto. Apesar de ainda não revelar a data de estreia, Catarina referiu que a primeira etapa do concurso – a prova cega – está já gravada.

Oiça a entrevista a Catarina Furtado

A estreia surpresa da rentrée é mesmo O Elo Mais Fraco” que será apresentado por Pedro Granger. O programa substituirá, a partir de dia 19, “Quem Quer Ser milionário – Alta Pressão”, no horário nobre da RTP1. O actor revelou que as gravações começam na próxima segunda-feira, dia 12, e deverão decorrer até ao final do ano, apesar de não existir uma data definida. Sobre o registo que adoptará no novo concurso da RTP, Pedro disse que “pelo que percebi, o que querem é uma abordagem diferente ao programa, querem um registo diferente (…) vai funcionar mais pela ironia que pela agressividade”, acrescentando que “este é o típico programa (…) em que há um lado de representação. (…) Na “Casa dos Segredos” era mais eu (…) e aqui é pedido uma personagem o que também é muito giro.”, permitindo-lhe conjugar a apresentação com a representação. Talvez por isso, considere ser “o melhor presente que [lhe] podiam dar”.

Oiça a entrevista a Pedro Granger

À parte destes, há ainda a destacar o regresso de Herman José à antena da RTP1 com “Herman 2011”, o desfecho da primeira edição de “MasterChef” e a continuação do programa de humor “Estado de Graça”.

FICÇÃO

Nicolau Breyner será presença assídua na Ficção da RTP.

A Ficção é um dos géneros onde a RTP opta pela diferenciação. No lugar das novelas, a estação pública apresenta um conjunto de séries e filmes, gravas em Portugal e no estrangeiro.

Desde históricas a biográficas, são várias as séries que a estação apresentará ao público. “Barcelona”, com Nicolau Breyner e Silvia Rizzo, “Brasil Vermelho”, “As Linhas de Torres”, “Florbela”, uma homenagem à poetisa, e “Operação Outono” serão algumas delas.

No cinema, o destaque vai para os filmes portugueses “Quarta Divisão “ de Joaquim Leitão, “Os gatos não têm vertigens” de António Pedro Vasconcelos, “Em camera lenta” de Fernando Lopes. Seis média metragens de Leonel Vieiera, “Tempo Final”, com Fernando Luís e Marta Melro.

As séries “Velhos Amigos” e “Os Compadres” estrearão em breve. A RTP emitirá ainda novos episódios das séries de sucesso “Liberdade 21”,  “Maternidade” e “Pai à Força”. Em preparação está “Família Açoriana”, uma ideia de Nicolau Breyner.

DOCUMENTÁRIOS

Catarina Furtado está a preparar "A Voz" e a gravar, em simultâneo, "Príncipes do Nada".

Os documentários são uma das novas apostas da RTP no horário nobre. Em 2011 poderemos assistir aos primeiros episódios de “A História da PIDE”. Está ainda agendada “Memórias de Portugal Futuro” com Mário Soares, e o regresso de “Os Principes do Nada” com Catarina Furtado. Partindo da candidatura do Fado a Património da Humanidade, vamos viajar com Mariza pela sua digressão mundial em “Mariza nos palcos do mundo”. O premiado “A Guerra” de Joaquim Furtado está também de regresso à antena.

Outra das novidades é o retorno dos documentários BBC à RTP1. “Planeta Humano” leva-nos aos recônditos do globo terrestre. Trata-se de um conjunto de programas que será emitido em horário nobre. Já em Setembro estreia também “BBC Terra”.

MAGAZINES

A grande novidade é “5 Sentidos”, o novo magazine com apresentação de Marta Leite de Castro“Portugueses pelo mundo” está também de regresso, “Viagem ao centro da minha terra”, “Portugal Selvagem”, “Urgências 24” são algumas das novidades. Na cultura, “Top +”, “Planeta Música” e “Janela Indiscreta” de Mário Augusto estarão na nova programação da RTP1.

INFORMAÇÃO

Hugo Andrade, director de programas, e Nuno Santos, director de informação, anunciaram 47 novos programas informativos a estrearem nas próximas semanas.


A RTP preparou para os telespectadores uma surpresa na rentrée. A Informação líder em Portugal terá uma nova imagem a partir de dia 19 de Setembro, e será apresentada à imprensa na próxima terça-feira. A RTPN passará a denominar-se RTP Informação. Esta renovação vem acompanhada de 47 novos formatos informativos, a estrearem nos próximos dias. Ao nível de conteúdos, estarão reservadas, diariamente, na RTP1 sete horas de informação. Destas farão parte programas semanais renovados como “30 Minutos”, “Linha Da Frente”. “Mudar de Vida” é, segundo Nuno Santos, director de Informação da RTP, um “programa de reportagem que mostra o mundo como ele é“, a ir para o ar às segundas-feiras. “Caso da Semana”, a emitir às sextas-feitas, tem como objectivo o “aprofundar do assunto que dominou a actualidade e com a introdução de surpreendentes ângulos na sua abordagem“. Outra das novidades é “Portugueses Extraordinários”, aos domingos, que relatará histórias de indivíduos que “fazem o bem sem olhar a quem”.

Para a nova temperada, a RTP estará presente em alguns dos eventos mais importantes. A cerimónia de eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia”, o campeonato europeu de futebol 2012 e os Jogos Olímpicos serão alguns dos eventos em que a estação estará presente.

Veja as fotos da apresentação da nova programação da RTP1

Diferenciar-se dos outros canais, diversificar géneros e arriscar no horário nobre são os objectivos da nova grelha de programação da RTP, “sem objectivos de competição”. As novidades não são muitas mas “são boas novidades”. É desta forma que Hugo Andrade descreve a nova programação da RTP1 na entrevista que deu ao Propagandista Social.

Veja a entrevista de Hugo Andrade, director de programas da RTP

Categorias
DestaquesTelevisão

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários