Destaques

RTP Informação arranca a 19 de setembro

Nuno Santos, diretor de Informação da RTP, já havia prometido a reformulação da RTPN. O resultado de um esforço conjunto por parte de inúmeros profissionais da área ganhou forma, chama-se RTP Informação e arranca já na próxima segunda-feira (dia 19 de setembro de 2011).

O novo canal, que se pretende ser de informação e conhecimento, conta com uma grelha de programas renovada, novos formatos e novos colaboradores em antena, como Herman José, Rita Ferro, Moita Flores, Rui Rangel, Marinho Pinto, Nilton, entre outros. Nuno Santos espera liderar o mercado dos canais de informação no cabo no horizonte de 2012 e quer mais do que audiência – quer influência, que os telespetadores sintam que estão a ser entretidos e informados, e que dessa experiência retirem algum conhecimento novo.

É um virar de página na história da RTP. Com a extinção do canal RTPN e o lançamento, na mesma posição, da RTP Informação, os responsáveis pela Rádio e Televisão de Portugal pretendem continuar a merecer a confiança dos portugueses pela manutenção da credibilidade e rigor, valores associados à informação da estação pública e que são comprovados pelos dados das audiências.

RTP Informação: Uma nova identidade

httpv://www.youtube.com/watch?v=n3w7momuUSs

O logótipo do canal é da responsabilidade da agência Fuel, que agarrou no símbolo identificativo da RTP e o transpôs para o mundo da informação: um globo em tons de azul, com as conhecidas faixas RTP, que simboliza o mundo da informação, acessível a qualquer instante. O novo canal chega com um igualmente novo pacote gráfico, que torna consistente a marca da informação RTP. Os blocos informativos da RTP1 (Bom Dia PortugalJornal da Tarde e Telejornal) serão também alvo de um refresh visual. Pode aceder a conteúdo relativo ao novo pacote gráfico (imagens de genéricos dos programas do canal e de genéricos dos blocos informativos da RTP1) através deste link.

A nova grelha

A RTP Informação continuará, à semelhança do que já acontecia com a RTPN, a ser o resultado de esforços conjuntos por parte das redações de Lisboa e do Porto, dos correspondentes regionais e também dos internacionais. A nova grelha conta com 55 horas de produção efectuada no centro da RTP no Porto, 47 horas na sede em Lisboa e 10 horas de produção externa (produtoras externas à RTP, como a FillBox ou a Companhia de Ideias).

Há uma aposta na fidelização de rostos nesta nova grelha. Assim, desaparecem as duplas na apresentação, passando cada bloco de notícias a ser apresentado única e exclusivamente por um pivot à vez, de forma rotativa. Novos programas vão estrear na RTP Informação no horário compreendido entre as 22:30 e as 23:30 de segunda a sexta-feira (esses programas são devidamente apresentados a seguir à grelha diária, cujos programas assinalamos agora).

Durante a semana, o simultâneo com a RTP1 vai continuar das 6:30 até às 10:00: Bom Dia Portugal. A nova RTP Informação arranca em força com Laura Santos no 10/12, que, tal como o nome indica, está no ar das 10 até às 12 horas. Alberta Marques Fernandes chega logo depois, com o Jornal do Meio Dia (desporto a cabo de João Martins e Cristiano Miguel). A faixa horária das 13 às 14 horas está reservada para a reposição de programas / magazines deste novo canal. A Tarde Informativa surge a seguir, pela voz de Sandra Pereira, Cristiana Freitas ou Daniel Catalão. Maria João Silveira, Catarina Vaz ou Luís Amorim surgem com Zoom África, às 15:45, num espaço que pretende destacar as principais notícias do continente africano. Linha RTP é o nome do substituto do Antena Aberta, da RTPN, que surge às 17:10 pela voz do jornalista Daniel Catalão. Neste espaço, pretende-se dar voz aos portugueses através da troca de ideias e opiniões, que podem chegar pelas redes sociais ou pela habitual chamada telefónica. 18/20 chega às 18 horas pela jornalista Estela Machado e termina pouco antes das 20. No período compreendido entre as 20 e as 21 horas, há espaço para produções externas à RTP. Cristina Esteves é a cara do principal jornal do canal, que começa às 21 horas: Grande Jornal traz toda a informação do dia, a opinião assegurada sempre por, pelo menos, um convidado em estúdio e um outro olhar sobre a actualidade informativa, já perto das 22:30. Inês Gonçalves ou Carlos Manuel Albuquerque chegam às 23:30 com Remate, espaço para as notícias desportivas do dia. Jorge Oliveira ou Fátima Araújo trazem o 24 Horas à meia-noite: a síntese da actualidade do dia e a revista de imprensa, num noticiário especial feito a pensar também nos emigrantes portugueses que recupera uma antiga marca da RTP (o antigo bloco noticioso com o mesmo nome, que regressa assim às grelhas da estação pública).

Aos fins de semana, mantém-se na grelha o programa Bom Dia Portugal Fim de Semana, emitido em simultâneo com a RTP1. Cristiana Freitas ou Sandra Pereira abrem a Manhã Informativa da RTP Informação, com espaço para Grandes Planos, aos sábados, pela voz de Mário Augusto. Jornal do Meio Dia é apresentado também por Cristiana Freitas ou Sandra Pereira e prepara terreno para a Tarde Informativa de Maria João Silveira ou Catarina Vaz, que arranca às 15 horas. Às 19, as mesmas pivots voltam para o Jornal Fim de Semana. O Grande Jornal durante o fim de semana é apresentado por Jorge Oliveira ou Fátima Araújo e arranca às 21 horas, contando com notícias desportivas asseguradas pelo jornalista Manuel Fernandes Silva, por volta das 22:00. 24 Horas sumariza os acontecimentos do dia com Jorge Oliveira ou Fátima Araújo.

Novos programas com novos colaboradores

Justiça Cega? é um debate que, à segunda, irá abordar temas atuais em todas as valências da área da Justiça. Moderado por Alberta Marques Fernandes, conta com Marinho Pinto, Rui Rangel e Moita Flores como colaboradores. Mais Valias é apresentado por Cecília Carmo e aborda a economia com o objetivo de a tornar mais acessível para o público em geral. Todas as quartas-feiras, com Carvalho da Silva e António Mendonça. Às quintas, o programa de debate político Ordem do Dia, moderado por Carlos Daniel, contará com a presença de Paulo Rangel, Cristina Azevedo e Joana Amaral Dias. 4.º Poder conta com o comentário de João Marcelino e Emídio Rangel e pretende tornar pública a visão de jornalistas sobre determinados assuntos que marcam a atualidade. Todos os programas anteriormente referidos começam às 22:30 horas.

O grande destaque da nova grelha da RTP Informação vai para Moeda de Troika, um formato semanal emitido às 23 horas de domingo que conta com a presença da escritora Rita Ferro, do humorista Herman José e de mais uma personalidade cujo nome, até agora, ainda não foi revelado. Neste espaço informal, que não pretende ser de humor, quer-se uma abordagem descontraída sobre os principais temas que marcaram a semana.

Trio d’Ataque é já uma marca no canal e, como tal, vai ter continuidade. Hugo Gilberto modera o debate desportivo entre Rui Oliveira e Costa, Miguel Guedes e António Pedro Vasconcelos. Às 22:30, todas as terças-feiras. Também tem continuidade, aos sábados, o programa Zona Mista, pelo mesmo moderador, um outro programa de debate desportivo que conta com as opiniões de João Gobern e Bruno Prata. Às 22 horas. Ainda na linha dos desportivos está Grande Área, aos domingos, moderado por Manuel Fernandes da Silva, um debate que pretende analisar a jornada nas suas várias vertentes – com uma forte presença nas redes sociais. Às 22:20.


Categorias
DestaquesTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários