Música

Out.Fest arranca hoje no Barreiro

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro regressa à margem sul do Tejo e arranca hoje, com concertos, filmes e workshops que duram até dia 8.. A 8ª edição traz às diferentes salas da cidade nomes como Alexander Von SchlippenbachSei Miguel Norberto Lobo e uma estreia em Portugal,Oneida.

Ao longo dos cinco dias do festival vão acontecer 11 concertos, com destaque para o regresso de Alexander Von Schlippenbach, que integrou o cartaz do ano passado. O primeiro concerto do festival é protagonizado pelo pianista alemão, um veterano com quase quatro décadas de experiência na improvisação e um dos mais proeminentes líderes do free jazz europeu. Como se o seu nome não chegasse para tornar o concerto apetecível, vem acompanhado do saxofonista Evan Parker e do baterista Paul Lovens.

Outra estreia, no dia 8, é a dos nova-iorquinos Oneida, que partilham o palco com os projectos portugueses Eitr e Tropa Macaca. Esta noite promete: também toca o japonês Damo Suzuki, que atingiu o estatuto de lenda como vocalista dos Can (pioneiros do krautrock) e se dedica a partilhar a filosofia do inesperado com os mais diversos músicos (como os lisboetas Sunflare, a que se junta neste concerto). Mais: há música vanguardista e enigmática com Stephen O’Malley, conhecido líder da cena “doom drone metal” (ou “power ambient”), principalmente no projecto SunnO))). Destaque ainda  para a colaboração de dois dos nomes portugueses mais interessantes do panorama musical português, Sei Miguel (com o seu Unit Core) e Norberto Lobo.

Para além dos concertos, haverá a exibição, em estreia nacional, de dois filmes que retratam diferentes realidades de vidas dedicada aos sons: Soundtracker – A portrait of Gordon Hempton e Unien Savonllina. Os festivaleiros podem frequentar um workshop de Escuta Criativa. O projecto inclui ainda uma residência artística que dará início a um ambicioso projecto de nome Sons do Arco Ribeirinho Sul.

O OUT.FEST traz todos os anos à margem sul uma programação que procura reflectir o que de mais significativo se faz actualmente na música experimental contemporânea, desde a música improvisada à electrónica abstracta, do free-jazz ao noise, à música clássica contemporânea e às novas linguagens que todos os dias são criadas.

Esta 8ª edição do OUT.FEST retomará a parceria pioneira encetada no ano anterior com os Transportes Colectivos do Barreiro, que se traduz na possibilidade de viajar gratuitamente em todas as carreiras da empresa ao longo da duração do festival, a todos os portadores de bilhete ou passe para os concertos.

Pode consultar o programa completo, bem como o preço dos bilhetes, no site do evento.


Categorias
Música

Designer de profissão, apaixonada por tudo o que é visual e cultural. https://www.facebook.com/sarayall.design

Comentários