Moda

Moda Lisboa Primavera/Verão 2012 (3º dia)

E ao terceiro dia, estilo e originalidade continuam a ser as palavras-chave que ditam a 37ª edição da ModaLisboa. Exceptuando os grandes atrasos (já habituais) do ínicio dos desfiles, nem a grande enchente de gente que se verificou foi suficiente para derrubar os planos projectados para o dia.

Foram apresentadas mais propostas para Primavera/Verão 2012, desta vez por parte de SayMyName, Ricardo Andrez, Filipe Faísca, Lidija Kolovrat, Dawid Tomaszewski, White Tent e Nuno Baltazar. Esteve em grande destaque igualmente o desfile da Adidas, que contou com a passerele repleta de famosos.

 Este dia começou em grande, mais uma vez, na plataforma LAB, sediada no fabuloso espaço de Paços do Concelho, na Câmara Municipal de Lisboa. O desfile de abertura ficou a cargo do estreante SayMyName. A marca criada por Catarina Sequeira quis transportar o estilo e a sofisticação da mulher dos anos 50 para a nova era, a era dos blogs. Faz assim uma homenagem às divas da geração da revolução digital: as Bloggers. Assim, a colecção denominada por Computer Love apresenta um misto de cores neutras, desbotadas e transparências, num aspecto um tanto minimalista.

 SayMyName

De seguida, no mesmo espaço, foi a vez de Ricardo Andrez apresentar Lava, a sua nova colecção, que desafia a oposição de ideias, assim como o primitivo e o sublime, a natureza e a morte. Usa assim, cores neutras e vários padrões e tecidos para chegar ao contexto pretendido.

Ricardo Andrez 

A inaugurar a passerele do Pátio da Galé neste dia esteve a colecção de Filipe Faísca, denominada de Bionic&Botanic, que se serve de vários tecidos como a malha, a seda e o cabedal e de várias cores, nomeadamente preto, branco, coral e laranja para chegar à inspiração dos anos 20, 60 e 70.

Filipe Faísca

Colibri foi a colecção que se seguiu, trabalho da criadora Lidija Kolovrat, em que a cor, a geometria e a natureza são os pontos-chave. Pode-se ver silhuetas elegantes bastante coloridas e que, de certo modo, por vezes poderão lembrar pássaros. E decerto que não foi esquecida a componente prática que uma peça de roupa deverá sempre ter.

Lidija Kolovrat

Mais tarde, foi o convidado polaco Dawid Tomaszewski quem apresentou as suas propostas. Tendo como inspiração a pintura do século XVII, criou uma silhueta elegante, com glamour, em que tanto se pode ver vestidos fluidos em chiffon como fatos masculinos clássicos. As cores são fortes e brilhantes.

Dawid Tomaszewski

A passerele encheu-se de personalidades num dos desfiles mais aguardados, da Adidas, que apresentou as colecções Original Blue&Denim, Originals by Jeremy Scott e Originals by David Beckham em colaboração com James Bond. Pode-se ver peças dedicadas ao futebol, running, tennis e training, bastante práticas e cómodas, mas com um forte componente estético. Contou com a participação de inúmeros famosos, como Ângelo Rodrigues, Ana Rita Clara, Nelson Évora, Naide Gomes, Luís Filipe Borges, Pedro Fernandes, Rui Unas, o casal Sofia Ribeiro e Rúben Rua, Pedro Miguel Ramos, Rita Pereira ou Paulo Vintém.

Adidas

Seguiu-se a apresentação da colecção de White Tent, marca criada por Pedro Noronha-Feio e Evgenia Tabakova, que propõe uma desconstrução do exagerado, com looks minimalistas. Predominância de cores fortes e tons metálicos.

White Tent

E por fim, a sala principal rapidamente ficou lotada para a apresentação das propostas de Nuno Baltazar. A colecção Ma Dame é dedicada à mulher cosmopolita e dinâmica; surge então com silhueta elegante, fluida e dinâmica, apresentando looks algo ecléticos, com paleta de cores que se divide entre neutros e azul, verde e escarlate. A não esquecer os acessórios, que reforça o carácter urbano.

Nuno Baltazar

Pela bancada do Patio da Galé estiveram vários famosos que não quiseram perder a antevisão das tendências para as próximas estações quentes.

E já se sabe que em semanas de desfiles o próprio espaço torna-se ele todo uma passerele, onde não faltam looks únicos e originais, que dão ajudam a dar cor à festa de homenagem à moda que é a Moda Lisboa.

Categorias
Moda

Comentários