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TVI estreia Dá Cá Mais 5

A TVI estreou na passada segunda-feira, 24 de outubro de 2011, o seu novo programa das tardes. Dá Cá Mais 5 é apresentado por Leonor Poeiras e pretende continuar a oferecer prémios em dinheiro aos portugueses – em estúdio e através do telefone.

O programa de fim de tarde, transmitido em direto, é jogado em estúdio por duas equipas de dois jogadores, que se defrontam durante 5 rondas. Em cada uma delas, os concorrentes jogam com o objetivo de ganhar pontos, que serão depois convertidos em dinheiro. Depois das cinco rondas, um participante da equipa que tiver conseguido amealhar mais dinheiro vai jogar a final. No total, os dois participantes de uma equipa podem ganhar até 2 000 € por dia e garantir a sua presença no programa do dia seguinte – até um máximo de 5 dias, o que perfaz a quantia de 10 000 €. A somar a tudo isto está o passatempo via telefone, que está agora mais interativo. O participante escolhido tem a possibilidade de aceitar a quantia garantida. Pode, querendo, escolher, em alternativa, um dos 5 envelopes coloridos que estão junto da apresentadora e arrecadar o prémio correspondente.

Veja aqui os primeiros momentos da estreia do Dá Cá Mais 5.

httpv://www.youtube.com/watch?v=_ttfCE9rfoI

Jogo em estúdio: 5 rondas

1.ª ronda – 100 €. Surge, no ecrã, uma palavra cujas letras estão desorganizadas. O objectivo das equipas é adivinharem a palavra correspondente. Depois de carregar no botão, a equipa tem 5 segundos para responder. Caso erre ou não responda, ganha o direito de resposta a equipa adversária. Por cada resposta correta, a equipa respetiva soma 1 ponto. Irá ganhar a quantia em jogo a equipa que mais pontos somar no final da ronda. Em caso de empate, a apresentadora irá colocar uma questão cuja resposta seja um número. A equipa que se aproximar mais da resposta correta vence a ronda.

2.ª ronda – 200 €. Depois de escutarem um excerto de uma música, as equipas têm de responder a uma pergunta sobre essa música – qual o nome da canção ou do cantor, qual o refrão da música, etc. Depois de carregar no botão, a equipa tem 5 segundos para responder. Caso erre ou não responda, ganha o direito de resposta a equipa adversária. No fim de 3 a 5 músicas e respetivas questões, vence os 200 € a equipa que tiver conseguido mais pontos (1 ponto por resposta correta). Em caso de empate, a apresentadora irá colocar uma questão cuja resposta seja um número. A equipa que se aproximar mais da resposta correta vence a ronda.

3.ª ronda – 300 €. Nesta ronda, é lançada uma pergunta com 10 opções de resposta, 5 das quais incorretas. O objetivo é acertar nas 5 opções corretas. A primeira equipa a jogar é a primeira a carregar no botão (e tem 5 segundos para responder). Caso não o faça ou erre na resposta, a equipa adversária ganha o direito de resposta. Depois da resposta, a equipa passa o jogo para a outra e assim sucessivamente. A equipa que tiver conseguido mais respostas corretas amealha 300 €. Em caso de empate, a apresentadora irá colocar uma questão cuja resposta seja um número. A equipa que se aproximar mais da resposta correta vence a ronda.

4.ª ronda – 400 €. As equipas competem em simultâneo nesta prova de atenção. 3 a 5 vídeos são mostrados no ecrã do estúdio e, depois da visualização de cada um deles, as equipas respondem a uma pergunta sobre esse vídeo (uma de cada vez, após carregarem no botão). Depois de carregar no botão, a equipa tem 5 segundos para responder. Caso erre ou não responda, ganha o direito de resposta a equipa adversária. Ganha 400 € a equipa que conseguir mais respostas corretas. Em caso de empate, a apresentadora irá colocar uma questão cuja resposta seja um número. A equipa que se aproximar mais da resposta correta vence a ronda.

5.ª ronda – 1 000 €. A apresentadora lança perguntas com as opções de resposta “sim ou não” ou “mais ou menos”. Na mesa, cada equipa dispõe de 2 botões, um vermelho e um verde que correspondem, respetivamente, às respostas “não” ou “menos” e “sim” ou “mais”. A resposta é dada carregando num destes botões. Vence a equipa que tiver acumulado mais pontos (1 por cada resposta certa) e à sua conta serão somados 1 000 €. Em caso de empate, a apresentadora irá colocar uma questão cuja resposta seja um número. A equipa que se aproximar mais da resposta correta vence a ronda.

Final. A equipa que participa na final é aquela que tiver conseguido mais dinheiro ao longo das 5 rondas. Os dois participantes decidem e escolhem um para jogar esta prova final. O outro só poderá participar caso o primeiro diga “passo” durante o desafio, congelando assim o cronómetro por 10 segundos para que a equipa possa conferenciar. Durante 60 segundos, o concorrente terá de adivinhar uma palavra, tal como acontece no Jogo da Forca. Pode pedir no máximo 5 letras ou dizer “passo”, sendo que estas ajudas têm um preço: 100 € as consoantes, 200 € as vogais e 300 € o “passo”. Caso o concorrente acerte na palavra, o valor da última ajuda é reembolsado. Em qualquer situação, a equipa vencedora fica apurada para jogar no programa do dia seguinte, podendo defender o seu título de campeão durante 5 emissões seguidas.

O programa de estreia não alcançou o TOP 10 das audiências do dia, facto motivado pela escassa promoção por parte da TVI. O segundo programa registou um share de 21.1 % e 3.4 pontos de rating.

A produção do call tv está a cargo da Endemol Portugal. Dá Cá Mais 5 é transmitido na TVI de segunda a sexta, a partir das 17:30. O formulário de inscrição no jogo está disponível neste link.

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Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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