Destaques

TOP TV – O melhor e o pior da televisão portuguesa

O TOP TV está de volta para lhe mostrar o melhor e o pior da televisão portuguesa na semana que passou.

O destaque positivo vai para Alma Gémea. A SIC escolheu um dos maiores sucessos da TV Globo dos últimos anos para fazer subir o horário pós-almoço. A novela que se foca na temática da reencarnação começou tímida com um resultado modesto, 2,1% de rating e 17,4% de share. Um péssimo resultado. Com o tempo, a história de Serena e Rafael foi ganhando seguidores e terminou esta sexta-feira com um estrondoso resultado. Já poucos programas alcançam a marca de 40% de share, ou seja, 4 em 10 especatdores estavam ligados à SIC. O final duplicou o valor que Alma Gémea tinha alcançado na estreia, 4,7% de rating. Agora, o canal de Carnaxide, no lugar da novela brasileira, tem a portuguesa Perfeito Coração que vai ter de trabalhar muito para conseguir atingir os resultados da antecessora.

Se a TV Globo dá alegrias ao canal de Pinto Balsemão, também dá algumas dores de cabeça. Insensato Coração estreou na segunda-feira à noite, depois de já ter terminado há vários meses no Brasil. A promoção que a SIC fez à novela não foi má, mas foi muito pouca. Ainda assim, a trama de Gilberto Braga atingiu um resultado melhor na estreia do que Araguaia, ambas estreadas no mesmo horário, 23H30. A partir daí foi sempre a descer e consegue, agora, números relativamente preocupantes. Insensato Coração também começou mal no país irmão e só começou a ter melhores resultados quando a actriz Glória Pires se tornou na vilã da história. A SIC espera que o mesmo aconteça por cá.

Em jeito de curiosidade, Morde e Assopra, novela do final de tarde, alcançou o melhor resultado de sempre na sexta-feira passada. As audiências desse dia chegaram para ultrapassar Morangos com Açúcar da TVI.

O melhor e o pior da televisão portuguesa regressa na próxima semana. Até lá, o Propagandista Social vai trazendo todas as novidades. Não se esqueça que pode acompanhar as crónicas diárias sobre televisão em A Caixa que já foi Mágica.

Até para a semana!

Tiago Lourenço

Categorias
DestaquesRubricasTelevisãoTop TV

Comentários