Destaques

Fátima Lopes lança “Amigas para Sempre”

Carla, Ana, Raquel e Joana são as personagens principais do novo romance de Fátima Lopes. Quatro mulheres cuja intensa relação de amizade ditou que se juntassem no jantar de aniversário de Carla, que vira uma página na sua vida e entra nos temíveis quarenta. Mas afinal… A vida começa aos 40. Este jantar de aniversário dá o mote para uma emocionante noite de cumplicidade e afeto no feminino. A revelação, por cada uma das amigas, de verdades até aí desconhecidas das outras resulta numa montanha-russa de sentimentos – que mudará para sempre as suas vidas. A partir daí, nunca mais serão as mesmas, mas a amizade que as une, essa, permanecerá ainda mais forte: são Amigas para Sempre.

Há um episódio que acontece nesta noite que faz com que a máscara da vida de cada uma delas caia” disse Fátima Lopes, em declarações à imprensa (vídeo acessível aqui). Depois, “há um efeito dominó” que resulta na revelação de quatro segredos marcantes, algo que faz com que “estas mulheres fiquem diferentes depois dessa noite, e percebam que não têm vivido a vida da melhor forma“, mas a “meio gás“.

Fátima Lopes, atualmente a conduzir o talk-show vespertino A Tarde É Sua, na TVI, pretende, com o lançamento do seu novo romance Amigas para Sempre, a celebração dos afetos e a manutenção destes laços humanos que “felizmente, ainda não pagam impostos“. A história pretende incutir nos leitores o desejo de partir à (re)descoberta da importância dos valores fundamentais da vida humana, como o amor e a amizade (que tendem a ser esquecidos nos dias que correm, dada a atual conjuntura socio-económica). Apesar de se centrar no íntimo feminino de quatro mulheres, a história pode e deve ser lida por homens: a linguagem da amizade é universal.

Fátima, uma pessoa positiva por natureza, acredita que nada pode fazer um ser humano mais feliz, completo e realizado do que os laços de ternura e carinho que se estabelecem entre eles. Quem acompanha o seu trabalho será, sem dúvida, a testemunha perfeita deste lado humano da apresentadora, que não evita nem nunca evitou emocionar-se com as inúmeras histórias de vida que lhe passam pelas mãos diariamente. E ela sabe tocar-lhes e, muitas vezes, imprimir-lhes esperança.

Amigas para Sempre: Lançamento do Livro

A obra foi lançada no passado dia 10 de novembro de 2011 e apresentada, no mesmo dia, num ambiente cúmplice e descontraído que juntou amigos e familiares da apresentadora. Fernanda Serrano, João Rôlo, Teresa Caeiro, Eduardo Beauté, Manolo Bello, Cláudio Ramos, José Alberto Carvalho, José Fragoso, Marina Cruz e Luís Jardim foram alguns dos seus amigos mais próximos que marcaram presença no evento – no meio de tantos outros, desconhecidos do grande público, que fazem parte do leque de afetos da apresentadora. Luís Morais, o seu marido, não podia deixar de estar presente. E esteve lá, na primeira fila.

Fernanda Serrano (atriz), Teresa Caeiro (deputada e vice-presidente da Assembleia da República) e Sofia Monteiro (editora da Esfera dos Livros) sentaram-se ao lado de Fátima Lopes na apresentação de Amigas para Sempre, tendo revelado a sua satisfação por terem sido escolhidas para fazer parte deste momento especial para Fátima. Sofia Monteiro começou por elogiar a apresentadora/escritora, referindo que era para a Esfera dos Livros um prazer continuar a trabalhar com a Fátima desde o seu primeiro livro (Amar Depois de Amar-te). Fernanda Serrano, que entrevistou a apresentadora no seu próprio programa, na passada quarta-feira, no âmbito da apresentação do seu livro aos telespetadores, considera Fátima “muito genuína” na escrita, “quer passar emoções na sua mais plena e pura essência“. Teresa Caeiro elogiou a amiga, dizendo que conseguiu associar “uma boa história à complexidade das relações humanas. Agarra-nos da primeira à última página“.

Estão disponíveis mais fotografias do evento de lançamento na página de Facebook oficial de Fátima Lopes, acessível através deste link.

O Processo de Escrita

O processo de escrita deste romance, que promete adquirir o estatuto de bestseller, iniciou-se quando uma amiga de Fátima lhe falou sobre a organização de um jantar, para que pudessem conversar e desfrutar da companhia uma da outra. A ideia de transpor para o papel uma situação que envolvesse um jantar de amigas permaneceu na mente de Fátima, pelo que o nome provisório que atribuiu ao livro foi Jantar de Amigas. Aproveitou o processo de escrita para se testar: criou quatro amigas sem se basear nas suas reais, tentando representar quatro tipos de mulheres dos dias de hoje. Fez-se acompanhar, durante os mais de 365 dias de que necessitou para a escrita, por um bloco A4 no qual assentava as ideias em qualquer momento que mais lhe conviesse. No carro, parada no trânsito, e porque se munia de um gravador, completava, com o auxílio das capacidades de gravação do aparelho, a escrita do romance. A comunicação com a editora da Esfera dos Livros, Sofia Monteiro, foi crucial para a finalização da obra, e Fátima fez questão de referir isso na apresentação, bem como a boa amizade que estabeleceu com Sofia.

Durante a escrita do livro, Fátima não pediu opiniões a ninguém. Tentou dar-lhe o seu cunho pessoal, fazer transparecer nesta obra literária a sua visão em relação a esta linguagem universal que são os afetos, que crê serem o pilar das relações humanas.

Sessões de Autógrafos

A editora dos livros de Fátima, Esfera dos Livros, já divulgou algumas datas onde a apresentadora poderá autografar exemplares do seu novo livro e trocar algumas palavras com os seus leitores.

26 de novembro, 15h00 – Continente Oeiras Parque
08 de dezembro, 15h00 – Jumbo do Fórum Almada
10 de dezembro, 11h00 – Jumbo do C. C. Arrábida Shopping – Vila Nova de Gaia
10 de dezembro, 15h00 – Pingo Doce de Aveiro – Aveiro
10 de dezembro, 18h00 – Continente Coimbra Shopping – Coimbra
17 de dezembro, 11h00 – Pingo Doce do Barreiro
17 de dezembro, 15h00 – Jumbo de Setúbal

Sobre Fátima Lopes

Falar de Fátima Lopes é falar de uma das melhores comunicadoras de todos os tempos da televisão portuguesa. Já recebeu o “Prémio Profissional do Ano”, pelo Rotary Club de Setúbal-Sado em 2007, o “Troféu da Verdade”, pela revista Eles & Elas também em 2007, o prémio de Melhor Apresentadora de Entretenimento, pela Casa da Imprensa em 2004, o prémio Melhor Apresentadora de Entretenimento, pela revista Nova Gente em 1999, e o prémio para Apresentadora mais Popular, em 1999 pela TV Guia (sujeito a votação dos leitores).

Nasceu a 13 de maio de 1969 no Barreiro, onde passou parte da sua infância. Aos 8 anos, partiu para Moçambique, onde viria a estabelecer-se até 1980. Regressou a Lisboa, onde teve oportunidade de praticar atletismo. Licenciou-se em Comunicação Social e, ainda durante o curso, começou a escrever crónicas sobre teatro para o Diário Popular. Colaborou também com a Rádio Minuto, escreveu guiões para filmes institucionais e foi responsável de comunicação do grupo Semanário Económico. Liderou o departamento de marketing da multi-nacional Bausch & Lomb. Entrou como account-manager na Interinfo, empresa cujo cliente principal era a SIC. Surgiu a oportunidade, a convite de Emídio Rangel, de participar num casting para apresentadora e foi o que fez. Estreou-se em televisão no ano de 1994 à frente do programa Perdoa-me. Deu a cara pelos programas All You Need is Love, Surprise Show (em 1997, primeiro programa estreado pela própria), Fátima Lopes, SIC 10 Horas, Fátima e Vida Nova. Apresentou os desfiles Moda Paris, Moda Roma e Moda Mare em Portofino e as galas dos Globos de Ouro 2003, 2004 e 2005. Estreou-se na antena da TVI em 2010, com o programa Agora é que Conta. No início de 2011 estreou A Tarde É Sua, programa das tardes da TVI, emitido de segunda a sexta-feira por volta das 15:30 horas.

Já foi atriz em cinema (Second Life) e teve o seu próprio site na internet (Fátima.tv). Amar Depois de Amar-te (2006) foi o seu primeiro romance, que vendeu cerca de 100 mil exemplares em Portugal, tendo chegado a ser editado em Espanha. Seguiram-se Um Pequeno Grande Amor (2007) e A Viagem de Luz e Quim (2009).

Créditos fotográficos:

***
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Categorias
DestaquesPalcos & LetrasTelevisão

Comentários