Destaques

Sugestão da semana: X Hospital da Bonecada

Não sabe como há-de entreter os seus filhos no fim-de-semana? Não consegue levar os seus filhos ao médico por terem medo das “vacinas” e da “bata branca”? Então, esta é uma boa oportunidade que não pode deixar passar. Trata-se do X Hospital da Bonecada, um projecto apadrinhado pela Operação Nariz Vermelho, cujo o ponto de partida é “Desmistificar a bata branca”. Este projecto é desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com associações de estudantes de outras faculdades, nomeadamente Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa e Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Mas de que se trata realmente este projecto?

“O Hospital da Bonecada, é um hospital modelo em que as crianças são os pais que levam os seus filhos, bonecos, ao hospital. Aí, são recebidas por estudantes de Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Psicologia e Educação que ocupam o papel das futuras profissões neste jogo de faz-de-conta.”

“Através desta iniciativa as crianças têm contacto com o ambiente hospitalar e, de uma forma descontraída, familiarizam-se com um conjunto de instrumentos médicos e profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor. De facto, participando nesta brincadeira, e aproveitando um período de não doença, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, o que leva que associem o tratamento do boneco à forma como elas serão tratadas futuramente.”

 Este projecto, baseado no Teddy Bear Hospital, da European Medical Student’s Association (EMSA), celebra este ano o seu décimo aniversário, no Centro Comercial Colombo e estará em funcionamento até ao próximo Domingo, dia 13.

Não falte!

Categorias
DestaquesLifestyle

Comentários