Destaques

Diogo Infante fora da direcção artística do TNDM II

Diogo InfanteDepois de ter enviado às redacções uma nota redigida por si esta tarde, Diogo Infante recebeu a notícia de que não continuará à frente da direcção artística do Teatro Nacional D. Maria II.

Francisco José Viegas, secretário de estado da Cultura, terá comunicado hoje a Diogo Infante o seu afastamento do cargo, uma vez que não será reconduzido como director artístico do TNDM II (posição que ocupava em gestão corrente desde 30 de Setembro, data de término do seu mandato).

De acordo com o Correio da Manhã, a decisão de afastar Diogo Infante do cargo terá sido tomada depois de este ter comunicado a suspensão da programação para 2012 do teatro (artigo completo aqui). O secretário de estado da Cultura justifica estes cortes com a “falta de cumprimento das metas estabelecidas e obrigatórias de redução dos custos operacionais“. De acordo com um comunicado, divulgado também pelo jornal CM, “O TNDM II foi o único Teatro Nacional que não cumpriu deliberadamente o corte de 15 por cento nos custos operacionais a que estava obrigado durante o ano de 2011, tendo os restantes Teatros Nacionais não só realizado esse esforço como, em alguns casos, ultrapassado a meta exigida. A redução adicional em 2012 pretende assim compensar o “corte obrigatório não efectuado durante o ano de 2011”.

Será divulgado brevemente o nome do novo director artístico do teatro.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários