Destaques

Vodafone Mexefest: 2 e 3 de Dezembro (1º dia)

Voltou o festival de Inverno mais aguardado por todos não só com uma edição ampliada com novo nome mas também novas bandas, novas sonoridades e mais palcos. Assim, o antigo Super Bock em Stock agora Vodafone Mexefest junta numa só festa a descoberta de novas bandas mas também a descoberta pelas cidades da Lisboa nos dias 2 e 3 de Dezembro e agora pela primeira vez no Porto nos dias 2 e 3 de Março.

Em Lisboa a aposta em novos locais permitiu estender o evento à Estação de Metro dos Restauradores, Sociedade de Geografia de Lisboa e Casa do Alentejo, para além dos habituais Cinema São Jorge, Teatro Tivoli, Cabaret Maxime e Restaurante Terraço Hotel Tivoli. A estes espaços juntar-se-á outro com curadoria Vodafone FM. Assegurando as deslocações entre cada uma das salas de concertos estarão Vodafone Shuttles, onde a música também não vai faltar. Entre a música nacional e internacional, do rock alternativo ao jazz, com um salto pela spoken word, a diversidade de estilos mostra ao público português um festival que aposta na divulgação de novos valores do panorama nacional e internacional, estreitando a sua ligação a um público exigente e sempre atento às novas tendências.

Dia 2 de Dezembro:

Rest. Terraço Hotel Tivoli:

20h45-21h30: Julie & The Carjackers

22h35-23h25: You Can’t Win Charlie Brown

Têm sido uma daquelas bandas de que toda a gente fala, graças ao álbum de estreia “Chromatic”, editado em Março deste ano. Com sonoridades que vão do épico ao minimalista, do enérgico ao quieto, os You Can’t Win, Charlie Brown coleccionam as influências de nomes como Grizzly Bear, Bon Iver ou Sufjan Stevens para nos trazerem canções que desbravam novos terrenos, onde se encontramos aquela melancolia característica das nossas gentes. Inicialmente um trio, com Afonso Cabral, Salvador Meneses e Luís Costa à cabeça, tornaram-se um quarteto com David Santos (Noiserv) quando ainda não havia qualquer registo gravado. Depois do EP de estreia, e da consequente dedicação à estrada, Tomás Sousa e João Gil acabaram por se juntar à banda. Naturalmente intimista nas suas abordagens ao vivo, a banda lisboeta é pródiga em criar cenários que deixam antever as saudades do futuro. Tomarão conta de um dos palcos mais cobiçados de Lisboa, justificando o porquê do burburinho à sua volta.

Videos: “Over The Sun/Under The Water”

Ao vivo para a Vodafone FM:

httpv://www.youtube.com/watch?v=gWlPgZmt9t8

Cinema São Jorge (Sala 1):

21h30-22h30: Bebe

Videos: “Pa mi casa” e “Siempre me quedaras

23h30-00h45: Fanfarlo

De Londres para o mundo, os Fanfarlo têm conseguido manter a sua linha de singles intacta, desde 2006. Já este ano, lançaram “Replicate” e “Deconstruction”. A sua mistura característica de rock alternativo com folk tem-lhes valido a inclusão de temas em bandas sonoras de vários filmes, como o caso do português “Um Funeral à Chuva”. Afinal, apesar de contarem apenas com um álbum editado – “Reservoir” de 2009 -, o quinteto britânico conta já com dez singles. Quando tocam em palco, conquistam o público pela humildade e boa disposição com que conduzem os concertos, fazendo sempre a ponte entre o sentimento da audiência e o que a sua música transmite.

httpv://www.youtube.com/watch?v=1NpreVJbLc4

Cinema São Jorge (Sala 2):

20h30-21h15: Asterisco Cardinal Bomba Caveira

 O EP homónimo, gerou burburinho suficiente para que os cinco temas fossem de escuta obrigatória durante a estação. As canções frescas e borbulhantes andaram pela boca do mundo, ganhando um toque especial com a produção de P.Lucas (Os Velhos) e João Só. De instrumentos na mão, conquistam o público pela inocência com que se exprimem, como se a puberdade estivesse mesmo à porta. Felizmente, o modo conjuntivo não se aplica, porque a adolescência dos rapazes é a mais pura das verdades e isso faz toda a diferença. Sobem ao palco na sua terra natal com a promessa de que os músicos não se medem pela idade.

Videos: “Salão Paroquial” e “Alguém faz o Obséquio” Ao Vivo

22h40-23h25: S.C.U.M.

Videos: “Whitechapel” e “Amber Hands

Teatro Tivoli:

22h15-23h15: Handsome Furs

Videos: “What About Us” e “Serve The People” Ao Vivo

23h45-00h55: Junior Boys

Video: “In The Morning

Cabaret Maxime:

23h00-23h50: Macacos do Chinês

O single de apresentação, “Dai-me Forças”, prenuncia um avanço mais arrojado rumo a uma electrónica mais pesada, virada para influências asiáticas na abordagem a sonoridades como o drum ‘n’ bass. A verdade é que entre o hip-hop, o dubstep e uma linguagem de guitarra portuguesa que está muito para lá do fado, a banda da Reboleira tem desbravado novos territórios sonoros desde 2007, altura em que editou o seu primeiro single, “Plutão”. Quatro anos depois, o grupo de Alx, Apache, Skillaz e Tiago Morna conta com um disco na bagagem e uma mixtape que em três meses conseguiu mais de 40 mil downloads. Ao vivo, são conhecidos pela energia inesgotável e pela postura incendiária.

Videos: “Saudade” e “Rolling na Reboleira“.

httpv://www.youtube.com/watch?v=vVxg-3q-dPg

00h50-01h50: Spank Rock

Video: “#1 Hit

Sala SBSR – Metro dos Restauradores:

22h30-23h15: Capitão Fausto

Ao todo são cinco capitães de água doce. Cinco amigos, numa banda cujo nome não tem história, que resumem o que têm para dizer sobre si ao facto de serem, antes de tudo o resto, um grupo de amigos. Grandes amigos, que estão prestes a lançar o álbum de estreia. The Beatles, Radiohead, Manuel Cruz, Tame Impala e outras tantas influências que se fundem num trabalho que se distingue pela sua versatilidade. A tocar desde inícios de 2010, os Capitão Fausto não estão apenas de passagem, apesar de se assemelharem a pequenos furacões em palco.

httpv://www.youtube.com/watch?v=5RvELq9RRvc&feature=player_embedded#!

01h00-02h00: PAUS

Videos: “Mudo E Surdo” e “Mete as Mãos à Boca” Ao Vivo no SBSR 2011

Casa do Alentejo:

21h45-22h30: Eleanor Friedberger

Videos: “My Mistakes

23h15-00h05: A Banda Mais Bonita da Cidade

“Coração não é tão simples quanto pensa, Nele cabe o que não cabe na despensa”, a verdade universal explodiu na internet em Maio deste ano, em versão teledisco. A “Oração” encantou milhares de internautas que fizeram o favor de a partilharem com outros tantos milhares de amigos. Afinal, foi graças a um punhado de amigos que a história do grupo de Curitiba, formado em 2009, mudou. Os amigos ajudaram o colectivo a gravar o tal vídeo, que se tornou viral sem querer e hoje conta com praticamente 8 milhões de visualizações no YouTube. Entre a MPB e o indie rock, a música d’A Banda Mais Bonita da Cidade é feita de histórias que desenrolam novelos de canções quase impossíveis de resistir, pela ternura e pela humanidade. No site da banda podem fazer o download do disco da banda.

Videos: “Canção para não voltar

Sociedade de Geografia de Lisboa:

21h15-22h05: Josh T Pearson

Videos: “Woman, When I’ve Raised Hell” e “Sorry With A Song

Igreja São Luís dos Franceses:

20h45-21h35: Luísa Sobral

Video: “Not There Yet

Vodafone Bus I: Salto

Vodafone Bus II: Farra Fanfarra

Para evitar perder tempo a tentar arranjar estacionamento ou no trânsito, recomenda-se que use os transportes públicos, nomeadamente o Metro que terá uma extensão de horário na estação Avenida.

Carris

36 (Cais do Sodré – Odivelas (B.º Dr. Lima Pimentel)); 44 (Cais do Sodré – Moscavide (Qtª Laranjeiras)); 702 (Marquês do Pombal (Av. Liberdade) – Serafina (R. Igreja)); 711 (Terreiro do Paço – Alto Damaia); 732 (Hosp. Sta. Maria – Caselas); 745 (Terreiro do Paço – Prior Velho)

Metro Lisboa

Linha Azul em direcção à Estação Avenida até à 01h00.
Informações sobre horários e estações em www.metrolisboa.pt.

Praça de Táxis

Restauradores / Teatro D. Maria II / Praça da Alegria

O passe único de 40€ deverá ser trocado por uma pulseira na bilhetreira do Festival à entrada do Cinema São Jorge, a partir de dia 1 de Dezembro às 13h00, e que dará acesso a todos os concertos em todas as salas, sempre de acordo com a lotação de cada uma.

Locais de Venda:

TicketLine, Fnac, Worten, El Corte Inglês (Lisboa e Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, ABEP, Estações de Correios e em www.ctt.pt, Teatro Tivoli e na bilheteira no local do festival a partir do dia 1 de Dezembro ás 13h00.

E…de palco em palco, a música mexe na cidade!

Categorias
DestaquesMúsica

Comentários