Destaques

FADO já é Património Cultural Imaterial da Humanidade

fadopatrimónioFoi finalmente conhecido o veredicto da UNESCO e o FADO foi considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Pela primeira vez em Portugal, uma expressão artística é reconhecida com esta distinção, num dia em que Museu do fado apela aos portugueses “que se venham juntar a nós nesta celebração tão especial!”.

Desde ontem de manhã já mais de 5000 pessoas visitaram o Museu que enaltece o fado no seu expoente máximo, e hoje com a distinção muitas mais pessoas são esperadas.

A candidatura do Fado foi promovida pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/MUSEU DO FADO e envolveu a comunidade artística do FADO, reuniu diversas instituições e foi consensual na sociedade civil e partidos políticos. A Candidatura do FADO é uma vitória de todos nós e a inclusão do FADO na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial é motivo de orgulho português.

Para que o fado seja preservado e para sempre recordado estão em curso várias ações, entre as quais a criação de uma Rede Integrada de Arquivos, de um Arquivo Digital de Fonogramas de Fado, de um Programa Educativo abrangente, de um plano de edições (edição de fontes históricas, poéticas, críticas e musicais) e da criação de Roteiros de Fado.

A festa da vitória inicia-se hoje, às 18h00, na muralha do Castelo de São Jorge, onde será realizada uma projeção que celebra o FADO como Património da Humanidade e que será vista a partir do Martim Moniz, da Praça da Figueira e do Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários