Cinema

Um Planeta chamado Melancolia

melancholia_409_photo_by_christian_geisnaes_largeChega amanhã às salas de cinema o aguardado filme de Lars Von Trier, com Kristen Dunst e Charlotte Gainsbourg.

httpv://www.youtube.com/watch?v=wcZ2fmX50jo

O filme inicia-se com uma cena em câmara super lenta, à semelhança de Anticristo, que funciona como prólogo para o filme e que faz uma pequena antevisão das cenas que nos esperam da perspectiva dos próprios personagens representando os seus medos, sonhos e antevisões.

A história tem como tema dominante o fim do mundo com o planeta Melancolia em rota de colisão com a Terra. O filme divide-se em dois capítulos que são contados sobre as perspetivas de duas irmãs muito diferentes.

A primeira parte, intitulada Justine (Kristen Dunst), é dedicada ao casamento da personagem. Se no início Justine parece segura e feliz no casamento, o desenrolar da cena vai servir para percebermos justamente o contrário. Justine não está feliz com o seu casamento e vai-se perceber a sua relação conturbada com Claire. Nesta fase o planeta Melancolia ainda está longe e todos estão longe de perceber a dimensão e gravidade do problema.

A segunda parte, Claire, é já passada quando o planeta se encontra perigosamente perto da terra. É interessante ver a diversidade das reações dos personagens face ao fim do mundo. Claire é mais lógica, mas a lógica do personagem será suficiente para enfrentar toda a adversidade da situação?

melancholia_15As duas irmãs são magistralmente interpretadas, com as seus defeitos e virtudes mas a nota especial tem de ir para para Kristen Dunst pela melancolia que transparece no olhar e que a define em toda a cena. É um personagem muito coerente e que transporta toda a serenidade de quem aceita o seu destino e toda a insanidade de viver o presente.

Melancolia, o título do filme, funciona aqui como uma metáfora para o sentimento, personificado no planeta que se aproxima cada vez mais da Terra.

Se uns aceitam o seu destino, outros negam-no e recusam a considerar a hipótese da melancolia chegar à Terra. É interessante ver toda a simbologia que Lars Von Trier criou encarnada nas personagens.

A banda sonora é integralmente de Wagner, diretamente da ópera Tristão e Isolda, e está em simbiose perfeita com a melancolia da obra.

Lars Von Trier consegue aqui mais uma obra-prima, Melancolia é um grande filme que vem a provar, mais uma vez, que apesar de persona non grata o dinamarquês por trás deste projeto é um grande cineasta.

Depois de uma estreia mundial no último Festival de Cannes, onde Kristen Dunst conquistou o prémio de melhor atriz, o filme do cineasta dinamarquês tem recebido os mais rasgados elogios da crítica internacional.

Trailer:

httpv://www.youtube.com/watch?v=wzD0U841LRM

[xrr rating=4.5/5]

Categorias
CinemaDestaques

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários