Destaques

EXCLUSIVO: Hugo Andrade prepara programação “de tranquilidade” para o Natal (veja a entrevista)

O Propagandista Social entrevistou Hugo Andrade, diretor de programas da RTP1, na apresentação da programação especial para este Natal. Com cinema, circo e música, a RTP promete uma época natalícia tranquila, contrastando com os dias que vivemos.

Sem “grandes eventos” planeados, Hugo Andrade mostrou-nos antecipadamente os presentes que a RTP1 vai oferecer aos portugueses: programas de “boa companhia”. Na programação natalícia estão os já habituais “Natal dos Hospitais” e “Natal d’Ouro”. O primeiro é já um clássico da estação pública. Jorge Gabriel e José Carlos Malato passarão o dia 15 de Dezembro com os portugueses, numa emissão em simultâneo e em direto de Lisboa (Centro de Reabilitação de Alcoitão) e do Porto (Hospital de São João). Já o “Natal d’Ouro” celebra-se já este domingo, 11, com a transmissão do recordista desfile de Pais –natal, no Porto. Da programação fazem ainda parte “Desejos de Natal”, um programa especial apresentado por Joana Teles e José Carlos Malato com muita música portuguesa.

Culinária, Cinema e Música no Natal da RTP1

A programação de Natal representa também a alternativa aos canais concorrentes. Para o diretor, essa diferenciação passa pela criação de uma programação “mais afectuosa” e diversificada, graças à sua flexibilidade, ao contrário da programação da SIC e TVI, presas à oferta de programas habitual.Culinária, cinema, espetáculos” são alguns dos programas “que nos outros programas, a não ser pontualmente, não poderão ser exibidos”.

A culinária faz também parte do Natal da RTP1. Para quem ainda não sabe que iguarias preparar para a Consoada, os chefs jurados de “Master Chef” dão-lhe as suas sugestões. O jantar é servido por Sílvia Alberto na noite de dia 23.

O diretor de programas preparou para este Natal uma vasta oferta cinematográfica, recheada de estreias. A novidade está na transmissão de filmes em horário nobre, e não para lá da meia-noite como habitual. A Ressaca”, “Gran Torino”, “Sherlock Holmes”, “Letra e Música” são algumas das estreias, que se juntam aos já conhecidos “Polar Express”, “John Q.” e “Matchpoint”.

Os amantes da música em português têm também um presente especial. A RTP irá transmitir o concerto de comemoração dos 35 anos de carreira de Vitorino e dos Trovante (dia 31). Para o primeiro dia do ano, a festa é feita ao som de Tony Carreira. As fãs poderão viver ou reviver o último concerto do cantor no Pavilhão Atlântico.

A RTP1 em 2012

Para 2012, Hugo Andrade antecipa a continuação da programação em linha com aquilo que tem vindo a ser a emissão da RTP1, e que se deverá manter nos moldes atuais até Março. Até essa altura, continuarão a ser transmitidas as séries e talk shows atualmente em transmissão. A partir de Março a RTP1 inicia a cobertura de vários eventos internacionais, principalmente a nível desportivo como o Campeonato Europeu de Futebol 2012 e os Jogos Olímpicos. O diretor de programas promete ainda continuar a apostar na inovação no entretenimento e na produção nacional de programas passiveis de serem exportados.

Sobre a possível participação de alguns canais da RTP, Andrade diz que este “não é um problema” para si, não manifestando a sua opinião. Com ou sem privatização, afirma o diretor, todos os canais terão falta de recursos e, portanto, “vamos ter que ser mais criativos, mas empreendedores (…) os anos de dificuldades são anos de oportunidades”.

Ao longo da época natalícia, o Propagandista Social vai dar-lhe conta de todos os programas a que poderá assistir na RTP1.

Categorias
DestaquesEntrevistasTelevisão

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários