Destaques

SoundCloud: Os 4 “elements” do novo DVD de Beyoncé


Beyonce Knowles performs Roseland Ballroom aS4C7Toxi3Tl

O novo DVD de Beyoncé é, por um lado, um marco na sua carreira e, por outro, mais do mesmo.

Depois de quatro concertos no Roseland Ball Room, uma espécie de Coliseu dos Recreios de Nova Iorque, Beyoncé decidiu compensar os fãs que não conseguiram bilhetes (que esgotaram em 22 segundos) pela digressão mundial que não existirá após o lançamento de “4”, dada a sua gravidez. O resultado é “The elements of 4” – o DVD que mostra excertos dos quatros espetáculos que aconteceram nos Estados Unidos da América. Ora depois de ver aquilo que aparecerá no referido DVD, descobri os 4 elementos de “4” e resolvi partilhá-los com toda a comunidade propagandista.

image

1 – A mesma história

Se vai assistir ao DVD e é fã ou simplesmente acompanha a carreira de Beyoncé, prepare-se para sucessivos dejá vu, nos primeiros minutos. A primeira parte do concerto/DVD, intitulada “The Journey B” mostra Beyoncé a percorrer o seu passado, revisitando a sua primeira actuação com as Destiny’s Child, os grandes sucessos da girls band e os hits da carreira a solo. Sim, é verdade…. o alinhamento, as coreografias, e até a interação com os fãs são praticamente os mesmos de “I am yours, o DVD que a cantora gravou em Las Vegas há dois anos. Eu aceito que aquela seja a interpretação dos artistas das músicas que cantam, tocam e dançam. Aceito que não se muda de interpretação de ano para ano. Mas também acho que seria aceitável acrescentar algo de novo, não mudando radicalmente a abordagem a uma música, mas inovando ou num arranjo musical, ou na coreografia. Eu já vejo a coreografia do “Crazy in Love” há… 8 anos! Sim, há momentos icónicos na carreira de um artista, e “Crazy in Love” é um deles na vida de Beyoncé, mas porque não inovar um bocadinho?

2 – A gravidez

Há dias a cantora confessou numa entrevista o medo que teve que se descobrisse a sua gravidez nos quatro concertos que saem agora em DVD… e percebe-se porquê. As atuações da cantora são quase impróprias para grávidas. A combinação entre coreografias exuberantes e músicas que lhe levam a voz ao limite exigem uma grande capacidade física da cantora que consegue corresponder quando não está em “estado de graça” … mas também quando está. A verdade é que para uma grávida, embora ainda não num estado tão avançado como aquele em que se encontra agora, Beyoncé safou-se bastante bem: a performance no DVD mostra a cantora no seu estado natural – um arraso – mas com moderação, num registo mais calmo que o habitual.

3 – A nova sonoridade

Acredito que esta gravidez sirva também para Bey explorar aquilo que lhe poderá acontecer no futuro. Sim, desenganem-se aqueles que pensam que a cantora vai ter 30 anos para sempre… e acho que não será uma artista como Madonna que depois dos 50 ainda anda em digressões mundiais. A estratégia da cantora poderá mesmo passar por um registo mais calmo, menos pop e mais soul, ao estilo das grandes divas afro-americanas. A verdade é que essa é a sonoridade que Beyoncé explorou em “4. Músicas como “Love on Top”, “I care”, “I miss you” ou “Rather Die Young” mostram uma Beyoncé mais madura, enveredando por um estilo bem mais calmo, e mostrando mais as capacidades vocais da cantora. A estratégia parece-me ser a mais adequada e a ver pelas vendas de “4”, os fãs também gostar, embora a diminuição do impacto do álbum no showbiz relativamente aos anteriores.

4 – Um presente para os fãs

Um DVD novo de Beyoncé nesta altura do ano significa sempre um bom presente de Natal. Mas a meu ver é mais que isso. Não vou falar de sentimentalismos e da minha B’ coleção. Mas hoje a música não é apenas som…. ainda para mais no caso de uma estrela como esta. A música propriamente dita perdeu parte do seu valor com a pirataria e a facilidade que temos em escutá-la. É preciso acrescentar algo mais à “música” e foi isso que Beyoncé fez com este trabalho.Elements of 4” traz: dois discos DVD com o concerto ao vivo e imagens exclusivas dos bastidores do espetáculo e da vida pessoal de Beyoncé (desde a infância ao seu casamento com Jay-Z); um booklet com 20 páginas; e uma antologia com sete vídeos para as faixas do álbum “4”.

Live at Roseland: Elements of 4” chega às bancas portuguesas no dia 12 de Dezembro, depois de ter estado disponível no Youtube durante um dia. O DVD foi realizado por Beyoncé, Ed Burke e Anthony Green e a produção esteve a cargo da própria cantora para a Parkwood Entertainment.

Veja o trailer de “Elements of 4”:

Veja o alinhamento dos dois DVDs:

The Journey B “4”

1. “Intro”

2. “I Wanna Be Where You Are”

3. “No, No, No (Part 1)”

4. “No, No, No (Part 2)”

5. “Bug a Boo”

6. “Bills, Bills, Bills”

7. “Say My Name”

8. “Jumpin’, Jumpin’”

9. “Independent Women”

10. “Bootylicious”

11. “Survivor”

12. “’03 Bonnie & Clyde”

13. “Crazy in Love”

14. “Dreamgirls”

15. “Irreplaceable”

16. “Single Ladies (Put a Ring on It)”

“4”

17. “I Care”

18. “I Miss You”

19. “Run the World (Girls)”

20. “1+1”

21. “Party”

22. “Love on Top”

23. “Best Thing I Never Had”

24. “Countdown”

25. “Rather Die Young”

26. “End of Time”

27. “I Was Here”

Categorias
DestaquesMúsicaSoundCloud

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários