Destaques

Especial Natal: As melhores músicas para esta quadra

Estamos em plena época natalícia. E hoje sou eu quem enfia o barrete… de Natal para lhe apresentar a minha playlist para esta quadra. Deixe o bacalhau de molho e a massa dos coscorões fermentar e entre neste viagem pelas ondas sonoras dos irritantes mas irresistíveis “jingle bells”!

Michael Bublé – “Ave Maria

Há todo um álbum de Michael Bublé para ouvir neste Natal. Trata-se do primeiro disco do Bublé exclusivamente dedicado à quadra natalícia onde o cantor reinventa músicas tão emblemáticas como “White Christmas”, “Santa Claus is coming to town” e outras. Em qualquer uma delas, a voz de Bublé soa angelicalmente (como a quadra o exige). Por ser diferente e porque o Natal também é uma época para refletir e repor o espírito, recomento “Ave Maria”.

Bobby Helms – “Jingle Bell Rock

E um dos clássicos de Natal que por fins de Novembro nos invade a cabeça. A mim faz-me lembrar aquele filme de um rapaz que passa todos os anos o Natal sozinho em casa e que nunca passa na televisão.  Já foram editadas dezenas de versões desta música. Eu cá prefiro o original de Bobby Helms.

Justin Bieber – “Mistletoe

Que comecem as críticas! Há que admitir que é histórico ver um cantor tão jovem a editar uma música de Natal… e logo Justin Bieber!! O novo álbum do cantor, “Under the mistletoe”, é mais um dos sucessos da quadra com Bieber a reinventar músicas como “All I want for Christmas is you”, com Mariah Carey. “Mistletoe” foi o primeiro single do álbum, e porque não? É uma música quentinha, “fofinha” e outras coisas acabadas em “inha” que deixo ao seu critério.

Bruce Springsteen – “Santa Claus is coming to town

Só este ano a música já foi reeditada por Michael Bublé (imperdível!) e Justin Bieber (para o filme “Arthur Christmas”). Cá para mim, ganha Bruce Springsteen que imprime à música um soul de outros tempos.

Train – “Shake Up Christmas

A música é tão boa e fica tão no ouvido à primeira que a Coca-Cola se apoderou dela para a publicidade natalícia. Não é das músicas meio deprimentes de “eu quero-te este Natal mas tu não estás, eu vou chorar”. É felicidade, é alegria, é “shake it up”!

David Fonseca – “Last Christmas

É outro dos clássicos. Por mim não precisava de ser revestido ou atualizado. Acho que o tema dos Wham! é intemporal. Ainda assim dou a mão à palmatória depois de ouvir a versão de David Fonseca. Não me importava (e acho que não sou o único) de passar o Natal a ouvir este senhor a cantar o reportório de músicas de Natal do mundo inteiro. E ele começa a fazer-nos a vontade: o “All I want for Christmas” também já cá canta!

Coldplay – “Have yourself a merry little Christmas

A versão original de Judy Garland é uma das mais belas canções de Natal. Mas a voz de Chris Martin é qualquer coisa. A mim apetece-me. É como a lareira com o chocolate quente e o tronco de Natal… (suspiro).

Brenda Lee – “Rockin’ around the Christmas tree

Esta é aquela música que me faz lembrar toda uma família a dançar à volta da árvore de Natal na noite de consoada. É uma experiência que nunca me presenciei, mas só pela música dá vontade de levantar e pôr-me a dançar, “rockin’” com a versão mini da Brenda Lee.

Band Aid – “Do the know it’s Christmas time?

Em 1984, Bob Geldof estava algures no mundo e apercebeu-se que haviam crianças a passar fome. Qual a melhor ideia? Pegou num papel e escreveu uma música dita de Natal para angariar dinheiro para as famílias da Etiópia. Mas como chegar ao dinheiro? Juntou a crème de la crème do showbizz britânico. Assim numa única música cantam em coro Paul Young, Boy George, George Michael, Durand Durand, Paul McCartney, U2 e mais uns quantos. A formula resultou de tal forma que em 2004 se repetiu com outra geração de vozes. Chris Martin, Keane, Robbie Williams, Katie Melua, Joss Stone e Dido foram alguns daqueles que deram a voz por uma boa causa, e que o elenco de Glee resolveu agora recuperar.

Mariah Carey – “All I want for Christmas is you

Digam o que disserem, para mim esta é A música de Natal. Porquê? Porque tem sinos, neve, uma árvore de Natal, tem presentes… e uma mãe-natal muito sexy (Jesus bless Mariah!). Tenho para mim que Mariah Carey poderia não lançar mais disco nenhum que seria sempre lembrada em cada Natal. Mimi, all i want for Christmas is you… e um tronco de Natal! (PS – Não aconselho a versão de Justin Bieber porque para além da sua voz não combinar com nada nesta música, as provocações dele à Mariah são pouco natalícias e quase me fazem ir à polícia fazer uma denúncia de pedofilia.)

Agora que tem a banda sonora pronta, que a massa já fermentou e o bacalhau demolhou, é hora de voltar para a cozinha, rechear o perú e preparar as rabanadas.

O SoundCloud deseja-lhe um Natal, com ou sem presentes, com ou sem bolo-rei (que não lhe calhe a fava!), mas junto daqueles de quem mais gosta. Bom Natal!

Cinco filmes de Natal a não perder

As sugestões de presentes de Natal do Propagandista Social

Categorias
DestaquesMúsicaRubricasSoundCloud

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários