Destaques

“Noite de Paz” em tarde de Natal, na RTP

image

E se a Plural Entertainment tem sido produtora dos maiores êxitos de ficção em Portugal, para a TVI, eis que em dia de Natal nos chega um telefilme da mesma produtora mas, desta vez, na estação pública de televisão.

Sandra Celas, João Reis, Rui Morrison, Rute Miranda e F. Pedro Oliveira são os atores que protagonizam este telefilme em que “o maior milagre do Natal é o perdão, e a melhor prenda é uma segunda oportunidade”. A história retrata um episódio nas urgências de um hospital na noite de consoada, uma história em que são retratados os valores morais, cada vez menos próprios de uma sociedade preocupada com a crise, a rotina e as contas por pagar.

image

Fique com sinopse:

Luísa odeia o Natal. No hospital onde é médica oferece-se sempre para ficar 24 horas de serviço nas urgências entre os dias 24 e 25 de dezembro.

Quando tudo se prepara para ser mais um Natal amargo e solitário, uma associação de apoio aos sem-abrigo leva às urgências do hospital um homem que parece estar com uma pneumonia, embora recuse tratamento. Quando Luísa intervém, acaba por reconhecer no sem-abrigo o seu próprio pai, com quem cortou relações há cerca de 10 anos. Percebemos então que por detrás do ódio ao Natal está um trauma familiar nunca resolvido, e a razão para que Luísa se tenha afastado da sua terra e família. Alberto, o pai de Luísa, foge da enfermaria depois de reconhecer a filha, demonstrando uma tendência suicida. Luísa fica transtornada por esta visita que lhe traz más recordações do passado, no entanto, não consegue ignorar o estado em que viu o pai, acabando por com a ajuda do enfermeiro Paulo, sair para a rua à procura do pai.

image

Quando encontra o pai e o convence a deixar-se tratar, regressam as questões do passado e a descoberta do que aconteceu na última década em que estiveram sem contacto. Alberto deixou Margarida, a mãe de Luísa, na época de Natal há dez anos atrás, quando Luísa ainda estudava na universidade. Luísa era muito ligada a Alberto e tinha nos pais um exemplo e modelo perfeito de um casal feliz, que ela sonhava para si própria. A traição do pai com uma rapariga da idade de Luísa foi imperdoável para a filha. Mas em vez de ficar solidária com a mãe, Luísa acabou por entrar em conflito com ela, em parte culpando-a pelo ato irresponsável do pai. Sentindo-se perdida em todas as suas convicções e valores, Luísa revolta-se contra a família e contra o seu irmão, Pedro, que tenta desculpar o pai, ao mesmo tempo que apoia a mãe.

“Noite de Paz!”, domingo,  dia 25 às 18h15, na RTP1.

image

FICHA TÉCNICA:
Duração: 80minutos
Produção: Plural Entertainment
Realização: Jorge Cardoso
Autoria: Artur Ribeiro
Origem: Portugal – 2011
Com: Sandra Celas, João Reis, Rui Morrison, Rute Miranda, F. Pedro Oliveira

VEJA AQUI O TRAILER

Categorias
DestaquesTelevisão

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários