Destaques

SoundCloud | Artistas 2011: Katy Perry

Tenho um gosto particular pelos momentos de balanço que se fazem nos últimos dias do ano. E decidi partilhar as minhas reflexões musicais consigo. Até sábado dar-lhe-ei a conhecer aquelas que para mim foram as estrelas que mais brilharam em 2011. Venha daí, o SoundCloud vai levantar voo!

California Gurls”, “Teenage Dream”, “E.T.”, “Firework”, “Last Friday Night” (e “The One That Got Away” que lá chegará). Conhece-as a todas não é? É por isso que ela se trata de uma das artistas de 2011. Katy Perry tornou-se numa autêntica fábrica de sucessos. Cada single, cada êxito.

O álbum “Teentage Dream” veio reafirmar o lugar de Perry no mundo da música. Não quer nem aspira ao trono deixado por Madonna, mas a verdade é que a cantora de “Firework” se tornou num dos principais nomes da POP contemporânea.

Desde o já eterno “I kissed a girl”, a cantora tem atraído mais e mais fãs. A imagem camaleónica e colorida em muito associada ao mundo das bonecas infantis faz as delícias das mais jovens, mas os mais velhos também não lhe resistem. A máquina comercial por trás de Katy Perry é de tal forma eficaz que as suas músicas movem milhões de admiradores e esgotam qualquer sítio em que se oiça a voz da norte-americana. Prova disso foi o sucesso da California Dream Tour. O espetáculo que lotou o Campo Pequeno em Lisboa começou a percorrer o mundo em Fevereiro e continua em viagem. Praticamente completa a tournée, mais de um milhão de pessoas assistiram ao concerto da cantora, gerando mais de 38 milhões de euros.

Euros à parte, o nome de Katy Perry ficará para sempre na história da música como a primeira artista feminina a deter cinco músicas do mesmo álbum no primeiro lugar do top de músicas mais ouvidas da Billboard, atingindo o recorde de Michael Jackson. Com o sucesso, vêm as as críticas e Katy Perry foi acusada de apenas cantar para bater recordes musicais… e económicos. A pergunta impõem-se: não é isso que todos fazem? Não cantam todos para fazer render o peixe e encher os bolsos?

Pelo meio de 2011 ficam ainda nomeações e muitos galardões MTV, e até a estreia de Katy no cinema (a cantora emprestou a voz a uma das personagens de “The Smurfs”).

Feitas as contas, diria que 2011 foi, até hoje, o melhor ano da carreira de Katy Perry. (A MTV elegeu-a como a artista do ano, eu sou mais comedido.)  “Firework” e “Last Friday Night” fizeram parte da banda sonora do ano que agora finda. Agora é deixar passar o “Firework” do reveillon, e ver o que Perry nos reserva para 2012.

Veja o concerto da California Dream Tour que Katy Perry apresentou no Rock in Rio, no Brasil.

Categorias
DestaquesMúsicaSoundCloud

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários