Destaques

Especial: 10 Melhores Álbuns Nacionais de 2011

2011 foi um ano extremamente positivo para a música Portuguesa! Não só tivemos artistas já conhecidos do grande público a lançarem álbuns dignos de aplausos, mas também excelentes álbuns de estreia.

E já não é preciso sonhar; a música nacional está a evoluir a passos largos, com o aparecimento de álbuns aclamados pela crítica, tanto nacional como internacional, e que podiam perfeitamente integrar os Tops mundiais do ano. Aqui está a selecção do que melhor se fez em Portugal em 2011:

You Can´t Win Charlie Brown – Chromatic

O seu excelente álbum de estreia Chromatic deu que falar em 2011, mesmo internacionalmente, onde já se estrearam em concerto (mais especificamente em Inglaterra), estando inclusivé integrados no festival norte-americano South by Southwest (SXSW), que decorrerá em Março em Austin, no Texas.

Música – Chave: Over The Sun/Under The Water

 

PAUS – PAUS

Música complexa, feita em liberdade, fora de estruturas já sancionadas, riffs explosivos e a dupla bateria faz parte de PAUS, o segundo álbum da banda, fortemente aplaudido nacionalmente.

Música – Chave: Deixa-me Ser

httpv://www.youtube.com/watch?v=ZFt9H4X373o

 

Luísa Sobral – The Cherry on My Cake

Não, não está enganado se pensar que já viu esta cara nalgum lado. Trata-se da rapariga de 16 anos que nos habituámos a ver na primeira edição dos Ídolos (e que ficou em 3º lugar). Agora, já uma mulher com 23 anos, voltou em força, tendo lançado o seu álbum de estreia The Cherry on My Cake, onde constam composições de jazz com algum toque de pop.

Música – Chave: Not There Yet

 

Capitão Fausto – Gazela

Mais um excelente álbum de estreia de uma banda que veio para ficar. Os melhores adjectivos para Gazela serão surpreendente e efusivo, bem em jeito de celebração. No fundo, é refrescante.

Música – Chave: Teresa

httpv://www.youtube.com/watch?v=5RvELq9RRvc

 

Dead Combo – Lisboa Mulata

E ao seu quarto álbum, Tó Trips e Pedro Gonçalves continuam a manter a fasquia da qualidade bem alta. Desta vez, apresentam algumas influências africanas e contam com a ajuda de vários amigos, como Sérgio Godinho ou Camané.

Música- Chave: Lisboa Mulata

 

Sérgio Godinho – Mútuo Consentimento

O artista que dispensa apresentações apresenta-nos agora Mútuo Consentimento, em que continua a mostrar a sua habilidade natural de escrever e fazer puzzles e jogos de palavras, sem apaerente esforço e com mensagem simples e directa.

Música – Chave: O Acesso Bloqueado

 

Buraka Som Sistema – Komba

Komba é uma explosão de energia, mais uma vez com raízes assentes em África (mais especificamente em Angola). E nem vale a pena duvidar deste segundo álbum da banda dado que este está a ser internacionalmente aclamado pela crítica em publicações como o El Mundo.

Música – Chave:(We Stay) Up All Night feat. Blaya & Roses Gabor

httpv://www.youtube.com/watch?v=xoIBJl-UxD0

 

Norberto Lobo – Fala Mansa

Palavras para quê quando este álbum não tem recebido mais nada senão excelentes críticas? Fala Mansa é outra oportunidade que temos para comprovar o génio de Norberto Lobo à guitarra, apresentado faixas grandiosas e, ao mesmo tempo, intimistas.

Música – Chave: Chuva Ácida

 

B Fachada – Deus, Pátria e Família

Este presente dado aos fãs (sim, o seu download é gratuito) acabou por ficar rodeado de polémica pelas letras contudentes e pelo próprio título, fazendo recordar a ideologia do Estado Novo. Mas, no fundo, apenas mostra os factos de maneira realista. Uma agradável surpresa.

Música – Chave: Deus Pátria e Família

Clã – Disco Voador

Desta vez foi a vez dos Clã apostarem na música para crianças. Um passo arriscado, mas que acabou por se tornar interessante. Uma aposta ganha.

Música- Chave: Amigos do Peito

Apesar de não terem entrado nos 10 melhores de 2011, existem vários artistas que se destacaram e que o seu trabalho deve ser indubitavelmente mencionado:

Filho da Mãe – Palácio

WE TRUST – These New Countries

Algodão – Uma Falaciosa Noção de Intimidade

Afonso Pais/ JP Simões – Onde Mora o Mundo

Sean Riley & The Slowriders – It’s Been a Long Night

Jorge Palma – Com Todo o Respeito

Rodrigo Leão – A Montanha Mágica

Categorias
DestaquesEspeciaisMúsica

Comentários