Destaques

TVI24: nova programação a partir de dia 9 (conheça os novos programas e apresentadores)

24

Dia 9 de Janeiro, a TVI24 vai mudar. Sob o pretexto de um “novo tempo que muda permanentemente”, o canal informativo promete uma nova atitude para 2012. Tendo como princípios a rapidez, a eficácia e o rigor, a notícia passa a ser encarada no “agora”.

Em tempo de crise, quando importa cada vez mais a posição de líder, a TVI24 assume-se como a fonte mais rápida e eficiente na divulgação de informação. “Para dar resposta ao nosso tempo e à pressão do tempo”, o slogan da estação passa a ser “O mundo em primeira mão” (deixando para trás “o mundo em tempo real”).

José Alberto Carvalho e a sua equipa prometem a atualização da informação mais rápida da televisão, ao longo de todo o dia. A “TVI24” transforma-se numa marca de informação multimédia – a maior do país, segundo o diretor de informação – atuando na televisão por cabo e na Internet com o website www.tvi24.pt e com as aplicações para os smartphones e tablets.

Na Televisão…

Noticiários

Uma das mudanças na nova TVI24 regista-se nos noticiários. A par dos novos cenários, a partir de dia 9, todos os blocos informativos passam a denominar-se “Notícias 24” e dedicam mais tempo à entrevista, ao comentário e ao debate.

Pela manhã, Frederico Mendes Oliveira e Ana Sofia Cardoso, que substitui Patrícia Matos, dão a conhecer as primeiras notícias do dia no “Diário da Manhã”. O programa dedica também atenções ao estado do trânsito, à abertura do mercado da bolsa e às condições meteorológicas. Ao longo do dia a informação é atualizada por um conjunto de jornalistas já conhecidos do grande público:  Paula Magalhães, Lurdes Baeta e José Carlos Araújo. Entre as 18 e as 20 horas, a nova dupla composta por Paulo Salvador e Rita Rodrigues conduz o espaço informativo que faz o resumo do dia. À noite, Carla Moita e Paula Costa Simões, editoras da secção de política da TVI, apresentam a emissão do canal. Ao fim de semana, Marcos Pinto, Ana Filipa Nunes, Susana Bento Ramos e Jorge Nuno Oliveira apresentam os noticiários.

A grande novidade no que diz respeito aos noticiários acontece à meia-noite. “25ª Hora” é o nome do noticiário que marca o regresso de João Maia Abreu aos ecrãs. O programa irá fazer o balanço do dia que termina e antecipar o dia seguinte. Diariamente, o programa dá voz a um comentador diferente: Fernanda Câncio, Helena Matos, António Peres Metello, João Pereira Coutinho e Maria João Avillez. Decidida a atrair mais audiência, com o comentário de João Pereira Coutinho, a TVI24 pretende aproximar-se do modelo de comentário da televisão norte-americana. Victor Moura-Pinto volta à televisão neste bloco informativo. O comentador será o protagonista de “O jardim das notícias”, uma crónica inovadora.

Programas

Uma das estreias preparadas para a próxima semana será “A Noite do Futrebol”. O programa conduzido por Joaquim Sousa Martins tem Paulo Futre como protagonista. Para além do comentário sério à atualidade futebolista, o programa terá tempo para o humor e ainda para uma “Futrebolada” – uma das muitas histórias de vida do ex-jogador. O programa vai para o ar às terças-feiras às 22h30.

SOS, Serviço de Alerta” apresenta um conjunto de reportagens exclusivas de jornalistas da TVI que acompanham equipas dos serviços de urgência e emergência como o INEM, a PSP, bombeiros, força aérea e outras. Com uma abordagem pedagógica, o programa é emitido às 21h30 de domingo.

O fascínio pela fotografia associado às potencialidades das novas tecnologias está patente numa das outras estreias da TVI. “Fotografia Total” mostra as técnicas, ensaios e as melhores fotos pela objetiva do fotógrafo Luiz Carvalho, aos domingos às 11h45.

Henrique Garcia abandona o diário “Jornal do Dia” para se dedicar a um programa semanal. Aos domingos às 23h, apresenta “Terreiro do Paço”. O espaço de debate e entrevista pretende refletir os temas que marcaram a semana que finda e preparar  aquela que se inicia.

Take Off, Ordem para descolar” mostrará o mundo da aviação. Entre o funcionamento de um avião, a logística de um aeroporto e o processo pelo que passam as nossas bagagens serão alguns dos temas tratados no programa que resulta da parceira com o jornal Take Off. Carina Vaz e o piloto Jorge Fachadas levantam voo aos domingos às 18h.

Numa parceira com a cadeia televisiva norte-americana CNN, a TVI24 emitirá aos sábados às 21h30, um programa de referência. “CNN Backstory – Os bastidores das notícias” propõe um olhar diferente para a informação. O programa mostra o testemunho de jornalistas que cobrem alguns dos acontecimentos internacionais mais mediáticos.

Às novidades juntam-se os já conhecidos programas da TVI24: “Olhos nos Olhos” com Media Carreira (2ªf, 21h30); “Prova dos 9” com Santana Lopes, Fernando Rosas, José Medeiros Ferriera e Constança Cunha e Sá(4ª, 23h); “Política Mesmo” (3ª e 6ª às 21h30; 4ª e 5ª às 22h); “Cinebox” (5ª às 16h30); “Debate da Semana” (5ª às 23h); “Livraria Ideal” (6ª às 16h15); “Observatório do Mundo” com grandes reportagens de Frontline (6ª às 20h); “Chegadas e Partidas” (sáb às 11h15);  “Portugal Português” (sáb. às 15h); “Luxos” (sáb. às 20h); “Combate de Blogs” (sáb. às 23h); “Turbo24” (dom. às 18h30).

A aposta da TVI24 no desporto mantem-se. No ar continuam “Prolongamento”, com Eduardo Barroso, Fernando Seara e Manuel Serrão (2ª às 22h30), e “Mais Futebol”, com Nuno Madureira, Pedro Ribeiro, Tomaz Morais e Pedro Barbosa (6ª *as 22h). Para além destes, a partir da próxima semana há um novo programa conduzido por Cláudia Lopes e Sousa Martins dedicado ao comentário desportivo, no ar às 21h30 de quarta  e quinta-feira.

Na Internet…

O reforço na comunicação digital é uma das principais apostas para os próximos tempos. Tendo como objetivo ser a primeira a informar, a TVI24 tem na internet uma forte aliada. O website “tvi24.pt” é o mais visitado, de entre os órgãos de informação televisiva em Portugal. Para manter esta posição, a redação da TVI foi restruturada a nível físico e logístico. A equipa dedicada ao meio online está agora no centro da redação. Por este conjunto de profissionais passam todos os conteúdos que são emitidos tanto na Internet como na televisão. Como referiu José Alberto Carvalho, a necessidade do meio online impõe-se numa sociedade em que os consumidores de informação não estão disponíveis para consumir um jornal televisivo na integra. Como tal, é preponderante acompanhar o espetador não apenas na emissão televisiva, mas também na Internet. A TVI24 é pioneira nas aplicações para tablets e smartphones. Em 2011 foi lançada a app para os gadgets da Apple, e em 2012 espera-se que a ferramenta esteja disponível para os sistemas Android e ainda para as Samsung SmartTV.

Veja as fotos exclusivas da apresentação da nova TVI24.

Categorias
DestaquesTelevisão

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários