Destaques

“FILMES TVI”: 26 semanas, 26 telefilmes

“Filmes TVI” é uma série de 26 Telefilmes onde diferentes autores, atores e realizadores nos contam histórias com temáticas e géneros diversos, que vão desde a comédia, ao drama, ao thriller, ao romântico, ao policial entre outros. “Cerca de 240 atores entram neste projeto”, indica o diretor-geral José Fragoso que acrescenta: “Este é um projeto em que a TVI se sente à vontade, a ficção é o nosso ponto forte e é nela que temos de apostar”. 

10 PRIMEIROS TELEFILMES

SEMANA 1 – 21/01/2012 – INTRIGA FATAL

Autoria: Rui Vilhena, João Sequeira
Realização: António Borges Correia
Com: Maria João Bastos, Albano Jerónimo, Sandra Celas, Luís Simões, Joana Metrass
Storyline: E se a sua vida mudasse de repente? Se num segundo, o mundo à sua volta, se transformasse num pesadelo? Foi o que aconteceu com Bárbara, casada, com um filho adolescente e uma vida estável, até o dia em que uma descoberta mudou a sua vida para sempre. Para Bárbara agora, resta apenas uma saída para a sua felicidade: matar o marido. Conseguirá fazê-lo?

SEMANA 2 – 28/01/2012 – O QUE AS MULHERES QUEREM

Autoria: Andreia Vicente, Alexandre Castro
Realização: Jorge Queiroga
Com: Marco Delgado, Amélia Videira, Lúcia Moniz, Sofia Aparício, Sofia Ribeiro
Storyline: Pedro é um advogado especialista em divórcios, partilhas, poder paternal e todas as disputas e quezílias domésticas inerentes ao afastamento de duas pessoas, que em tempos se amaram, mas hoje não se suportam. Solteiro por opção e com testemunhos diários de que o compromisso não vale a pena, Pedro divide mesas, torradeiras e televisões com a convicção de que, a ele, nunca o vão apanhar numa situação daquelas. Mas se há lição que não vem nos livros de direito, é que no amor não há certezas absolutas. Pedro só vai perceber isto, quando Inês voltar a entrar e revolucionar a sua vida e a forma como vê as mulheres. Para tentar conquistá-la, Pedro vai ter de aprender primeiro o que querem as mulheres.

SEMANA 3 – 28/01/2012 – REGRA DE TRÊS

Autoria: Eduardo Gaspar
Realização: Nuno Franco
Com: Rui Unas, Pedro Giestas, Diana Nicolau, Renato Godinho, Catarina Gouveia, Catarina Siqueira
Storyline: “Regra de Três” é a história de um homem (Rogério) que mantém um relacionamento bígamo com duas mulheres (Carla e Cristina). Com o passar do tempo, Rogério começa a baralhar-se com as histórias que inventa para cada uma delas. Já não discerne para qual das mulheres disse ser um empresário influente, com qual delas prometeu casar-se, as datas dos aniversários… Na sua cabeça reina a confusão geral. Para tentar livrar-se desta situação, pede ajuda a um primo, Pedro, que sugere a Rogério que faça uma tabela, com uma precisão matemática, dos gostos e maneira de ser de cada uma das mulheres. Dessa forma, vai deixar de confundir os dois relacionamentos. Porém, nada disto resulta e o inusitado acaba por acontecer: as mulheres descobrem o jogo duplo de Rogério e a vingança não tardará a acontecer.

SEMANA 4 – 04/02/2012 – UM PEQUENO DESVIO

Autoria: Artur Ribeiro
Realização: Nuno Franco
Com: Marco Delgado, Sandra Celas, Cláudia Oliveira, Philippe Leroux
Storyline: Quando Pedro e a mulher do seu sócio Marta decidem finalmente ceder à tentação e passarem umas horas de paixão num quarto de hotel, Pedro percebe imediatamente depois que aquele caso foi um erro e que não será para repetir. Só que quando resolver dizer isso a Marta descobre que no regresso a casa, ela teve um acidente e parece ter acordado com amnésia no hospital. Convencido que desta forma está tudo resolvido, Pedro é surpreendido quando Marta por um lado lhe revela que a amnésia foi apenas uma desculpa para que o marido não desconfiasse da presença de Marta ao pé do motel onde teve o acidente, e por outro, lhe comunica que está determinada em continuar o caso com ele. Pedro tenta a todo custo evitar Marta mas ela começa a assediá-lo de forma quase psicótica. Poderá Pedro repor a normalidade na sua vida depois do seu pequeno desvio, ou será tarde demais para evitar uma tragédia?

SEMANA 5 – 11/02/2012 – NOIVA PRECISA-SE

Autoria: Henrique Dias, Frederico Pombares, Roberto Pereira
Realização: Jorge Cardoso, Ricardo Inácio
Com: José Carlos Pereira, Bruno Simões, Paula Neves, Carla Salgueiro, Ricardo Castro, Paulo Rocha
Storyline: Depois de alguns anos a trabalhar numa das maiores sociedades de advogados de Nova Iorque, Rui está de regresso a Portugal. Vem sozinho, mas de casamento marcado com uma americana. Para se despedir da vida de solteiro, Rui decide reunir os amigos com quem partilhou casa na Faculdade. Tudo parece correr bem, até a sua noiva desistir do casamento, e os amigos de Rui decidirem arranjar-lhe uma noiva até à data do casamento. Será que conseguem?

SEMANA 6 – 18/02/2012 – OS ABUTRES

Autoria: Carlos César, Nuno Guilherme Cruz
Realização: António Borges Correia
Com: Henriqueta Maia, Pedro Barroso, Joaquim Horta, Ricardo Sá, Mafalda Luís de Castro
Storyline: “Os Abutres” procura retratar a forma como o ser humano é facilmente seduzido pelo vil metal e até onde poderá ir a ganância e ambição desmedidas. Gertrudes é uma velha sovina, viúva, que vive no centro de Lisboa e aluga quartos a três estudantes. Um AVC atira-a para uma cama de hospital. Jorge, sobrinho e familiar mais próximo, ronda na esperança de uma morte rápida. A descoberta, por parte dos inquilinos, de uma pequena fortuna no colchão de Gertrudes pode alterar a distribuição da herança. Mas o dinheiro desaparece e todos eles são suspeitos! Numa luta de abutres qual deles levará a
melhor?

SEMANA 7 – 03/03/2012 – O DIA EM QUE A MINHA VIDA SE TORNOU UM REALITY SHOW

Autoria: Carlos César, Nuno Guilherme Cruz
Realização: Hugo de Sousa, Fred Oliveira
Com: Ricardo Sá, Catarina Avelar, Nuno Melo, Mafalda Matos, Rita Salema, Ivo Lucas
Storyline: Partindo de uma família de classe média, que aparentemente vive dentro dos padrões daquilo que é social e moralmente aceite, “O dia em que a minha vida se tornou um reality-show” pretende explorar a forma como a percepção que temos dos elementos da nossa própria família pode ser abalada, quando descobrimos facetas que desconhecíamos, e que fogem às padronizações sociais estabelecidas. Diogo é um jovem que decide transformar os membros da sua família, nos protagonistas de um reality-show caseiro transmitido num website para ganhar dinheiro e conseguir ir estudar para Barcelona. Se por um lado, o seu plano corre conforme planeado, por outro, Diogo é confrontado com o facto de viver numa ilusão e perceber que nem todos são aquilo que pareciam ser aos seus olhos!

SEMANA 8 – 10/03/2012 – ORFÃ DO PASSADO

Ideia Original: Luís Avelar e Artur Ribeiro
Autoria: Artur Ribeiro
Realização: Artur Ribeiro
Com: Sandra Santos, Isabel Medina, Nicolau Breyner, Philippe Leroux, Pedro Lima, António Mello
Storyline: Aos 28 anos Sara é uma mulher problemática, fruto de um crescimento atribulado em orfanatos, onde o seu espírito rebelde lhe trouxe muitos conflitos e problemas que na vida adulta continuam a revelar-se numa dificuldade de relacionamentos tanto a nível pessoal como profissional. Condenada a serviço comunitário depois de um acidente de viação provocado por excesso de álcool, Sara passa a trabalhar num apoio domiciliar a Artur, um septuagenário que vive sozinho e se encontra em cadeira de rodas. Artur é um homem calado e deprimido, que quando fala revela um temperamento amargo, mas com quem aos poucos Sara ganha alguma afinidade, sobretudo depois de conhecer Vasco, o filho de Artur, por quem se parecer interessar. Mas quando Sara descobre que Artur foi o responsável pela morte do seu pai, que a deixou orfã aos oito anos, a ideia de vingança vai atormentar o equilíbrio que Sara parecia estar finalmente a ganhar.

SEMANA 9 – 17/03/2012 – PRIMEIRA DAMA

Ideia Original: Luís Avelar e Artur Ribeiro
Autoria: Artur Ribeiro
Realização: Artur Ribeiro
Com: Helena Isabel, Paulo Pinto, Virgílio Castelo, Laura Galvão, Sofia Nicholson
Storyline: Diz o ditado que “por trás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher”. Primeira Dama é a história de Clara, mulher de Mário, candidato a Presidente da República, um homem que surge em Portugal como um Dom Sebastião na política, mas sobre o qual cai um escândalo sexual que pode minar a sua campanha, Quando Vera, uma voluntária da campanha do candidato, faz queixa de um suposto abuso sexual por parte de Mário, as sondagens revelam imediatamente uma queda na intenção de voto e o país parece julgar imediatamente na praça pública o candidato que até ali tanto acarinhavam como exemplo de verticalidade e honestidade. Fiel e crente na inocência do seu marido, Clara vai enfrentar todas as dificuldades para manter a dignidade do casal e ajudar Mário a derrotar a acusação e vencer as eleições. Conseguirá Clara ilibar o nome do marido e levá-lo à Presidência? Ou será que nem tudo é tão
inocente como parece?

SEMANA 10 – 24/03/2012 – VESTIDA PARA CASAR

Autoria: Nuno Távora, com supervisão de Rui Vilhena
Realização: Nuno Franco
Com: Maria João Abreu, José Mata, Diana Nicolau
Storyline: Daniel vem estudar para Portugal. Acredita ser a grande oportunidade de melhorar o seu futuro. O que ele não sabe é que comprou também um bilhete de entrada no desequilibrado mundo de Lurdes, a sua senhoria. Aquilo que deveria ser uma agradável experiência acabará por se transformar num enorme pesadelo, pois Lurdes tem um plano obscuro: casar com Daniel, custe o que custar.

FICHA TÉCNICA

Direcção de Projecto: António Borges Correia
Produção: Miguel Cotrim
Gestão de Projecto: Belinda Peixoto
Direcção de Actores: Karla Muga, Sofia de Portugal
Direcção de Fotografia: Bruno Marques, Denise Domingos, Rui Amado, Hélio Costa
Coordenação Musical: Miguel Martins
Figurinos: Catarina Pedro, Marina Vian, Teresa Alves, Marta Iria
Caraterização: Patrícia Gaspar, Sónia Seabra, Maria Almeida
Pós-Produção Vídeo: Luís K. Carronddo
Pós-Produção Áudio: António Lopes

Categorias
DestaquesTelevisão

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários