Destaques

SoundCloud: O trono ainda é de Madonna

Hoje em dia o showbizz muda tão rapidamente como o tempo. Uma estrela musical forma-se em dias, e em dias desaparece. Pense na sua playlist. Quantos dos artistas que ouve só conhece uma música, um álbum. Quantos dos artistas que ouve, não mais ouviu falar?

A Internet tem coisas muito boas: com todas as ferramentas disponíveis (Youtube, MySpace, etc), “facilmente” nos tornamos conhecidos por fazermos alguma coisa. Mas também rapidamente caímos no esquecimento, com a quantidade de coisas com que contactamos. É como perder peso: é fácil chegar ao peso ideal, o difícil é mantê-lo. Uns conseguem, mas a maioria não. Há quem chegue ao showbiz, fique e depois desapareça. E depois há aqueles que chegam, ficam e nunca mais desaparecem. É o caso de Madonna.

madContas feitas, Madonna tem 53 anos e lançou o primeiro álbum há quase 30 anos. Ao todo estão editados 11 álbuns. Tudo isto equivale a 56% da vida de Madonna dedicada à música. E parece que de ano para ano, a Pop de Madonna se intensifica ainda mais. Quando no caso da maior parte dos artistas, a tendência é para acalmar, Madonna insiste em agitar-se ainda mais. Prova disso é “MDNA”, o novo álbum que é editado dia 26 de março. Há dias a cantora falou sobre o álbum e William Orbit, o produtor do disco com quem a cantora costuma trabalhar. (É também o produtor de “Ray of Light” de 1998, o mais aclamado disco de Madonna até hoje.) Diz a cantora que “Acontece magia quando nos juntamos num estúdio de gravação. Com o William não há discussão. Trabalhámos juntos durante tantos anos que quase que acabamos as frases um do outro. Ele conhece o meu gosto e sabe o que é que eu que aprecio.” Ou seja, vem aí mais do mesmo (se não for ainda mais Pop). O primeiro single do álbum já caiu na internet (como já é habito) e comprova isso mesmo. É o Pop dançante reforçado pelas participações de M.I.A. … e de Nicki Minaj! “Give Me All Your Luvin” (capa ao lado) é lançado oficialmente no dia 3 de fevereiro. O vídeo da música que é divulgado no mesmo dia, sendo que no dia anterior é apresentado um teaser no programa American Idol. Dirigido pelos Megaforce, o vídeo inspira-se no mundo do futebol e das claques. Mas as novidades não ficam por aqui!

“M.D.N.A.” estará à venda dia 26 de março, mas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, o iTunes vai disponibilizar uma edição especial do álbum que inclui um remix exclusivo.

O vídeo promocional do novo álbum de Madonna, “M.D.N.A.”:

Como se tudo isto não bastasse, Madonna vai ser a artista principal da mítica atuação no intervalo do SuperBowl, no dia 5 de fevereiro. A cantora será protagonista de um dos momentos mais importantes para os norte-americanos. O SuperBowl, a final do campeonato de futebol americano, é só o momento mais visto na televisão norte-americana, e proporciona experiências musicais espetaculares no intervalo, a meio do jogo. Este ano, esse momento é de Madonna. Pela net já se fala em alguns dos segredos que poderão estar reservados para a atuação. Nicki Minaj, Cee Lo Green e os LMFAO deverão participar na atuação de Madonna. Fala-se também num mega-mash up de vários êxtiso da carreira de Madonna entre os quais “Hung Up” que deverá abrir caminho para a apresentação do novo “Give Me All You Luvin’” através de um solo de guitarra. Como não poderia deixar de ser, os recursos visuais e tecnológicos é outro dos truques que pairam num grande secretismo. (O SuperBowl é transmitido, em Portugal, na Sport TV2.)

O vídeo promocional da participação de Madonna no SuperBowl:

Antes de tudo isto, Madonna tem ainda o lançamento da banda sonora do seu filme “W.E.”, à venda dia 31 de janeiro. Do álbum faz parte “Masterpiece”, que garantiu à cantora e realizadora o prémio para Melhor Canção Original na última edição dos Globos de Ouro.

Ora toda esta descrição serve para dizer que efetivamente Madonna voltou. Esteve em silêncio durante uns bons anos mas, como já é habitual, voltou. Há sempre aquela expectativa de pensar “é este o último álbum?”. Mas a resposta continua a ser “não”. Madonna continua para as curvas, enquanto nós continuamos a curvar-nos perante a senhora. Se já pensávamos que o trono da Pop tinha mudado de dona, eis que sua majestade volta com a lata do costume. E nós cá estamos para ver e ouvir. Mas até quando?

Não posso partir sem dar os parabéns ao Propagandista Social que comemora hoje 1 ano de vida. É uma honra fazer parte desta equipa e mais honrado me sentirei nos próximos anos. Em fevereiro celebramos o primeiro ano de vida do Propagandista com a cobertura da maior noite da música, os Grammys… e depois ainda temos os Oscars. Isto promete! Fique ligado!

Categorias
DestaquesMúsicaRubricasSoundCloud

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários