Destaques

Vanessa dá voz a Judy Garland na nova peça de Filipe La Féria

O mais recente trabalho de Filipe La Féria estreou na passada semana no já habitual Teatro Politeama. Judy Garland – O Fim do Arco-Íris ressuscita a pequena Dorothy e transporta-nos para os últimos momentos da cantora que deu voz a Somewhere Over The Rainbow.

O texto é de Peter Quilter e a encenação de Filipe La Féria. Acompanhada por Mickey Deans – o seu último marido (Hugo Rendas) – e Anthony Chapman (Carlos Quintas) – o seu amigo, pianista e confidente –, Judy Garland (Vanessa) prepara-se para regressar aos palcos, após um declínio na carreira em Hollywood.

A acção principal desenrola-se numa suite do Ritz, o mais deslumbrante hotel de Londres, no final de 1968. A estrela prepara o seu novo espectáculo enquanto se debate  numa incessante luta contra o álcool e contra a sua dependência das drogas.

Judy Garland (nascida Frances Ethel Gumm), mãe da, também cantora e actriz, Liza Minnelli, mostra-se uma artista com uma forte personalidade, mas igualmente uma mulher frágil, a quem a fama lhe roubou a juventude. Após cinco matrimónios falhados e uma queda na sua carreira, Judy é lembrada como a famosa cantora que, aos 47 anos, voou além do arco-íris.

Pela segunda vez, Judy Garland é trazida ao palco do Politeama. Primeiro, enquanto Dorothy, a rapariga dos sapatos de rubi, interpretada por Sissi Martins, num espectáculo infantil. Desta vez, é Vanessa Silva quem dá vida à própria Judy Garland, durante a sua última tournée em Londres.

Na noite de estreia, La Féria homenageou os artistas presentes na sala, tais como Maria José Valério, Adelaide Ferreira ou Ágata e fez, também, um sincero apelo para que os portugueses continuem a ir ao teatro. Numa nota triste, o encenador anteviu a possibilidade do Politeama encerrar. Cabe aos portugueses decidir o futuro das artes e da cultura em Portugal. O Propagandista apoia o Teatro Politeama e convida os seus leitores a assistirem a este espectáculo.

Para recordar o sucesso que veio ao mundo, pela primeira vez, em 1939, assista ao vídeo abaixo.

httpv://www.youtube.com/watch?v=PSZxmZmBfnU

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Comentários