Cinema

Crítica: Terrivelmente belo, incrivelmente genial, assim se descreve “O Artista”

Se está a pensar em deixar escapar “O Artista” por ser mudo e a preto e branco, é melhor pensar duas vezes…poderá muito bem perder o filme da sua vida.

A história remete-nos ao ano de 1927, quando George Valentin (Jean Dujardin), um verdadeiro fenómeno de sucesso na era do cinema mudo, conhece Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma aspirante a atriz. A atração entre os dois é evidente, mas subitamente um desastre abate-se sobre a vida da vedeta de Hollywood: o cinema sonoro. E enquanto George recusa-se a aceitar a nova era nas salas de cinema, Peppy abraça o futuro e torna-se numa estrela.

O Artista” é um filme arrojado, que tem a ousadia de enfiar nas salas de cinema um filme a preto e branco, mudo, onde os diálogos se desenrolam em pequenos separadores que cortam as cenas.  A audácia de sequer ponderar que numa era marcada pelo 3D, efeitos especiais e outras tantas tecnologias de última geração, um filme destes tenha sucesso. Felizmente para nós, o realizador Michel Hazanavicius teve a coragem de o fazer.

O Artista” tem a beleza dos velhos clássicos, a magia de uma história intensa, dramática e sublimemente inspiradora; e, claro, um elenco capaz de transformar os devaneios de um homem realidade. A prestação de Jean Dujardin é simplesmente extraordinária: sedutora, envolvente e carismática até ao último ato, é arrebatador a forma como um ator contemporâneo se consegue metamorfosear deste modo. E Bérénice Bejo não lhe fica, em momento algum, atrás, sendo ela também possuidora de uma beleza, sedução e encanto excecionais.

A 26 de fevereiro de 2012, “O Artista” poderá muito bem ver o seu talento reconhecido pela mais importante cerimónia de homenagem ao melhor do cinema. Com 10 nomeações, o filme é o segundo mais nomeado, logo a seguir ao filme de Martin ScorseseHugo”. Por agora só nos resta esperar para ver como a Academia avalia este artista verdadeiramente inesquecível.

[xrr rating=5/5]

O Artista” estreia hoje, dia 2 de fevereiro, nas salas de cinema portuguesas.

httpv://www.youtube.com/watch?v=OK7pfLlsUQM

Categorias
Cinema

Comentários