Destaques

Festival RTP da Canção 2012 apresentado à imprensa

festival 2012Foi hoje apresentada à imprensa a 48ª edição do Festival RTP da Canção. Este ano o certame de música portuguesa traz novidades nos apresentadores, no local e no sistema de seleção dos concorrentes. Saiba aqui todas as novidades.

 Os apresentadores

Sílvia Alberto é reconduzida na apresentação do Festival com uma novidade, o seu companheiro de outras jornadas, Pedro Granger, estará ao seu lado na noite de 10 de março.

O apresentador, que se estreia na condução do formato, deixou clara a sua paixão pelo concurso:

“Eu sou da geração Rosa Lobato Faria e sempre gostei desta coisa das músicas – embora não saiba escrever, compor e cantar! (…) No ano passado estive em Dusseldorf com a Sílvia e fiz-me membro da Organização Geral de Apoio à Eurovisão (OGAE) porque sou fã da Eurovisão!”

Este ano, em que o Fado foi considerado património imaterial da humanidade, o Festival vai-lhe prestar homenagem, sendo-lhe dedicado. Para Sílvia Alverto esta é uma mais valia na edição deste ano do Festival:

É importante exaltar a identidade nacional e a guitarra portuguesa.

Os produtores

Ramon Galarza, um dos responsáveis pela produção musical garantiu que se encontra satisfeito com o rumo que as canções estão a tomar, elogiando as escolhas dos intérpretes e compositores:

“Já temos os ingredientes para começar o cozinhador. Espero que seja muito saboroso no final!”

Fernando Martins juntou-se a Ramon e garantiu que “todas as canções são muito boas”.

A seleção

Ao contrário dos anos anteriores, esta edição é marcada pelo fim da votação online para as canções em competição e a implementação de castings para selecionar os cantores que interpretam temas criados por compositores convidados pela RTP. José Poiares, coordenador do projeto, referiu que a maioria dos compositores são mesmo estreantes no Festival e que até para eles, o desafio seria “fazer uma canção que fugisse ao que estão habituados a fazer… ou não!”.

José Poiares avançou ainda, durante a apresentação, que estão previstos  6 actings extra-concurso que vão ajudar ao espetáculo.

O Diretor de Programas da RTP, Hugo Andrade, sublinhou a importância do festival para a estação pública no contexto Europeu e para os próprios artistas:

“A nossa participação na Eurovisão vai no sentido de aproveitar um palco onde a indústria musical europeia abre as portas para um outro mercado, nomeadamente o da Europa de Leste. É uma oportunidade para amadores, profissionais e Portugal darem a conhecer o seu trabalho.”

Recorde aqui os 12 finalistas do Festival RTP da canção 2012: http://www.propagandistasocial.com/2012/01/13/estao-apurados-os-12-finalistas-do-festival-rtp-da-cancao/

Categorias
DestaquesFestival da CançãoTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários