Cinema

Óscares 2012: Categoria Melhor Banda Sonora Original

O Óscar de Melhor Banda Sonora Original é entregue anualmente aos compositores que criaram a melhor banda sonora para os seus filmes. E enquanto existem trilhas sonoras que passam totalmente despercebidas ao longo do filme, existem outras que se tornam totalmente inesquecíveis.

Conheça os nomeados:

httpv://www.youtube.com/watch?v=EssvhsF1XQA

As Aventuras de Tintin” e “Cavalo de Guerra

(John Williams)

Amigo de Steven Spielberg, John Williams compôs grande parte das bandas sonoras dos filmes do realizador. Na sua carreira, conta com a criação de verdadeiras obras-primas musicais em filmes como “Star Wars”, “Indiana Jones”, “Super-Homem”, “Jurassic Park”, “Harry Potter” (3 primeiros filmes), entre outros. O talento do compositor americano já lhe valeu umas extraordinárias 47 nomeações aos Óscares, tendo subido ao palco 5 vezes. John Williams concorre agora com duas bandas sonoras originais, pertencentes aos filmes de Steven Spielberg.

O Artista

(Ludovic Bource)

Sendo o filme de Michel Hazanavicius mudo, era essencial que “O Artista” possuísse uma forte banda sonora. Ludovic Bource esteve à altura do desafio, e as músicas do filme são absolutamente extraordinárias. A banda sonora do compositor não se resume a ser apenas mais um elemento presente no filme: pelo contrário, ele ganha vida por si só. Bource já saiu vencedor nos globos de ouro, arrecadando o prémio de melhor banda sonora.

A Invenção de Hugo

(Howard Shore)

O compositor canadiano de 65 anos não é estreante nesta corrida, e foi o autor da notável banda sonora da trilogia “O Senhor dos Anéis”, que lhe valeu 3 óscares. Com “A Invenção de HugoHoward Shore vê o seu nome indicado pela quarta vez. Apesar de ser um colaborador frequente do realizador David Cronenberg, já se havia unido a Martin Scorsese anteriormente. A primeira vez que trabalharam juntos foi no filme “Nova Iorque Fora de Horas”, em 1985.

A Toupeira

(Alberto Iglesias)

Alberto Iglesias é um compositor espanhol e, à semelhança dos restantes compositores, já esteve nomeado pela Academia. Nunca ganhou porém, e concorre este ano pela terceira vez com o filme “A Toupeira”. É um dos compositores mais aclamados de Espanha, e é conhecido pela frutuosa parceria com Pedro Almodóvar. Alberto Iglesias tem escrito para importantes produções norte-americanas, e o seu trabalho tem sido aclamado por importantes figuras de Hollywood como Oliver Stone, John Malkovich, Fernando Meirelles e Marc Foster.

Categorias
Cinema

Comentários