Cinema

Óscares 2012: Melhor Documentário em Curta-metragem

A categoria de Melhor Documentário em Curta-metragem tem como objetivo premiar, como o próprio nome indica, o documentário com uma duração inferior a 30 minutos.

Conheça os nomeados:

httpv://www.youtube.com/watch?v=So2jocHMy9c

God Is the Bigger Elvis

(Realizadores: Rebecca Cammisa e Julie Anderson)

O documentário centra-se na vida da atriz Dolores Hart. Em apenas cinco anos, Hart atuou em dez filmes, ascendendo ao sucesso em 1957 quando fez par romântico com Elvis Presley no filme “Ritmo do Coração”. Contudo, quando com apenas 23 anos tinha todas as luzes da ribalta centradas em si, Dolores Hart decide abandonar o cinema e tornar-se freira.

Incident in New Baghdad

(Realizadores: James Spione)

O documentário de Spione aborda a vida de Ethan McCord, veterano do exército dos Estados Unidos, que relata a sua experiência num dos mais famosos acontecimentos da guerra do Iraque: o assassinato de um grupo de homens, onde se incluíam dois jornalistas da agência Reuters, após um ataque aéreo americano.

Saving Face

(Realizadores: Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chemoy)

O filme dos dois nomeados estreantes na Academia segue a história de um cirurgião plástico paquistanês que regressa ao seu país para realizar cirurgias reconstrutivas a mulheres que foram agredidas com ácido sulfúrico. “Saving Face” apresenta-nos o testemunho de sobreviventes destes ataques, trazendo a discussão a desigualdade de direitos das mulheres e as questões culturais que permitem o encobrimento destes casos.

The Barber of Birmemgham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement

(Realizadores: Robem Fryday e Gail Dolgin)

Esta curta-metragem apresenta-nos a história de um barbeiro afro-americano que lutou corajosamente pelos direitos civis de uma população ostracizada. Agora, ele acompanha um momento histórico: eleição do primeiro presidente afro-americano. James Armstrong é a prova da mudança de paradigma da sociedade, tendo ele vivido numa era em que os negros eram mal-tratados  e rebaixados. Um homem que lutou avidamente pela igualdade de direitos, e que décadas depois assiste à maior prova do sucesso das batalhas que travou: a subida de Barack Obama ao poder.

The Tsunami and the Cherry Blossom

(Realizadores: Lucy Walker e Kira Carstensen)

O documentário em curta-metragem relata os depoimentos de sobreviventes nas áreas mais atingidas pelo recente tsunami do Japão. Enquanto procuram a coragem para recomeçar novamente, inicia-se a época da flor da cerejeira, simbolo de felicidade na cultura japonesa. Um poema visual deslumbrante sobre a efemeridade da vida e o poder curativo da flor mais querida do Japão.

 

Categorias
Cinema

Comentários