Moda

Dupla portuguesa apresenta coleção na semana da moda de Londres

A dupla de designers de moda portugueses Marques’Almeida apresentou ontem, na semana da moda de Londres, a coleção que criou para o próximo Outono/Inverno.

Marta Marques e Paulo Almeida são os únicos portugueses a apresentarem colecções na semana da moda de Londres, que teve inicio na sexta-feira e termina na quarta-feira, e onde serão apresentadas as colecções para a o Outono/Inverno de 2012/13.

O desfile ocorreu pelas 17h00, inserido na plataforma Fashion East, dedicada aos novos talentos.

A principal fonte de inspiração de Marta Marques e Paulo Almeida para esta coleção é a década de 1990 e a «cena musical grunge de Seatlle», como já foi em colecções passadas, «mas desta vez o ambiente será menos urbano e mais camping», disse Marta Marques em declarações à Lusa.

A dupla recria «formas icónicas da street culture» [cultura de rua] dessa década, como camisolas oversize, t-shirts e jeans para chegar ao que define como um tipo de vestuário «cool, jovem, effortless e contemporâneo».

O denim «continua a ser o material de eleição», mas Marta e Paulo estão «também a desenvolver novas experiências com malha».

Esta não será a primeira vez que a dupla, sediada na capital londrina, apresenta trabalho na semana da moda de Londres. No currículo têm já duas presenças, uma colectiva, no âmbito do fim de mestrado na universidade Central St Martins, em 2010, e outra individual, em Setembro do ano passado.

Em Outubro marcaram presença, pela primeira vez, na ModaLisboa, onde regressam em Março para apresentarem as propostas que hoje revelam em Londres. Antes disso, de 01 a 8 de Março a dupla participa num showroom durante a semana da moda de Paris.

Marta Marques e Paulo Almeida saíram de Portugal porque sentiram ter mais oportunidades numa cidade habituada a apoiar jovens criadores.

Após o curso do Citex no Porto, em 2007, Marta estagiou com Alexandra Moura e Paulo com Luis Buchinho e, depois, já no Reino Unido, nos ateliês de Vivienne Westwood/Anglomania e Preen, respectivamente.

Categorias
Moda

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários