Cinema

Óscares 2012: Melhor Atriz Secundária

O Óscar de Melhor Atriz Secundária pretende premiar uma atriz pela sua excelente atuação num papel secundário no cinema. Embora os indicados sejam escolhidos por atores e atrizes, os vencedores são votados por toda a Academia. Um dos Óscares mais apetecidos, é uma honra para um ator receber este prémio, podendo impulsionar a sua carreira ainda prematura, ou contribuir para a estabilização de uma carreira já longa.

Conheça os nomeados deste ano:

httpv://www.youtube.com/watch?v=RBg5m488XQA

Bérénice Bejo

(“O Artista”)

A atriz Bérénice Bejo nasceu em Buenos Aires, e é filha do cineasta Miguel Bejo. Com apenas três anos, a família partiu para a capital francesa. Ela deu início à sua carreira de atriz na década de 90, desempenhando vários papéis no cinema e televisão. Bejo deu um salto para o cinema norte-americano em 2001, com o filme “Coração de Cavaleiro”. Contudo, foi com o filme do marido, Michel Hazanavicius, que a atriz foi reconhecida como um verdadeiro caso de sucesso um pouco por todo o mundo. Bérénice Bejo foi nomeada nesta categoria para os Globos de Ouro, os Screen Actors Guild Awards e, claro, os Óscares. No filme, ela desempenha o papel de Peppy Miller, uma aspirante a atriz que se torna numa das estrelas mais famosas de Hollywood com a chegada do som às salas de cinema.

Jessica Chastain

(“As Serviçais”)

Jessica Chastain é uma atriz norte-americana com trabalhos no teatro, cinema e televisão. Ela é conhecida pelas suas prestações em “A Dívida” (2010) e “Procurem Abrigo” (2011). Este ano, um outro filme que também contou com a sua participação está nomeado na categoria de Melhor Filme: falamos do sucesso de Terrence Malick, “A Árvore da Vida”. Jessica Chastain já venceu mais de 35 prémios de cinema, e é reconhecida como uma estrela em verdadeira ascensão. Em “As Serviçais”, a atriz desempenha o papel de uma mulher de 30 anos completamente obcecada com a sua posição social dentro da cidade de Jackson.

Melissa McCarthy

(“A Melhor Despedida de Solteira”)

Melissa McCarthy é uma atriz, comediante, escritora e realizadora americana. Conhecida pelo seu papel como Sookie St. James na série “Tal Mãe, Tal Filha” (2000-2007), ela desempenhou também o papel de Dena, na série “Samantha Who?” (2007-2009). Atualmente, a atriz continua na televisão, com “Mike & Molly”. Em “A Melhor Despedida de Solteira”, McCarthy deu vida a Megan, uma personagem absolutamente brilhante graças à atriz. Insana, destravada e completamente desligada de tudo aquilo que são as normas e regras de convivência humana, Megan é um dos trunfos mais poderosos do filme. Melissa McCarthy é uma verdadeira estrela no género humorístico, e a sua prestação enquanto Megan é a prova viva das suas capacidades para levar uma plateia inteira às lágrimas.

Janet McTeer

(“Albert Nobbs”)

Janet McTeer é uma atriz inglesa. Aos 16 anos, a encenação começou a chamar por ela quando viu o filme “She Stoops to Conquer”. Pouco tempo depois, começou a trabalhar no mesmo cinema onde havia visto o filme, sendo que um dia se cruzou com Gary Oldman. Enquanto lhe servia café, o ator aconselhou-a a tentar a Royal Academy of Dramatic Art, a escola de cinema que ele próprio tinha frequentado. McTeer assim fez, e depois de terminar o curso deu início à sua carreira. Em 2000, ela recebeu a sua primeira nomeação aos Óscares com o filme “Tumbleweeds” (1999). No filme, Janet McTeer desempenha o papel de Hubert Page, uma mulher que se tornará na confidente de Albert Nobbs, uma mulher que se faz passar por homem para arranjar trabalho na Irlanda do século XIX.

Octavia Spencer

(“As Serviçais”)

Octavia Spencer é uma atriz norte-americana, conhecida pela sua prestação na séria “Ugly Betty” enquanto Constance Grady. A atriz iniciou a sua carreira em 1996 com o filme “Tempo de Matar”. Na altura, Spencer estava contratada para auxiliar no casting, mas pediu ao realizador Joel Schumacher que a deixasse fazer uma audição para um pequeno papel. Desde então, a atriz teve pequenas prestações em várias séries televisivas como “Dharma e Greg”, “CSI: Crime sob Investigação” e “A Teoria do Big Bang”. Em “As Serviçais”, a atriz encarna Minny, uma das governantas maltratadas pela sua cor de pele.

 

Categorias
Cinema

Comentários