Música

Óscares 2012: As melhores atuações musicais

Os Óscares não são apenas cinema. São também música. E apesar de este ano a Academia ter nomeado apenas duas músicas para o prémio de Melhor Música Original (“Man or Muppet” do filme “The Muppets” e “Real in Rio” do filme “Rio”), em edições anteriores a cerimónia dos Óscares foi palco de atuações musicais memoráveis. Como não existe nenhuma atuação prevista para a gala, o Propagandista Social mostra-lhe algumas das melhores performances de estrelas da música que levaram as do cinema às núvens.

Celine Dion – “My Heart Will Go On” (1998)

1998 foi o ano de “Titanic”. O filme de James Cameron foi um sucesso de bilheteiras e repetiu o êxito nos Óscares. O filme venceu o prémio de melhor música original pela balada de Celine Dion. Acompanhada por uma orquestra, a cantora interpretou “My Heart Will Go On” durante a cerimónia, com uma interpretação angelical e dramática (como o momento exigia).

Bjork – “I’ve Seen It All” (2001)

Apresentada por Winona Ryder, Bjork entrou em palco para apresentar “I’ve Seen It All”. A faixa estava nomeada para o prémio de melhor canção original por “Dancer In The Dark”. No filme, Bjork dá vida a uma mãe solteira que tem de lidar com a perda de visão da filha. Quanto à música, os arranjos da orquestra e o ritmo marcado pelos sons de bateria minimalista, entram em harmonia com a voz suave da cantora numa atuação refrescante, pouco convencional.

Bon Jovi – “Blaze of Glory” (1991)

A música dos Bon Jove para o filme “Your Guns II” estava nomeada para melhor música original de 1991. Mas o Óscar acabou por ir para Madonna. Ainda assim, a derrota não significa que a música tenha menos qualidade, e os Bon Jovi mostraram-no em palco. Com os longos cabelos ainda dos anos 80, Jon e apresentaram na cerimónia aquilo que de melhor têm: misturaram os sons eletrizantes com letras que apelam ao lado mais emotivo (“Não sei para onde vou/ Só deus sabe por onde tenho andado/Sou o diabo na estrada”)

Madonna – “Sooner Or Later” (1991)

A melhor música original de 1991, para o filme “Dick Trazy”, levou Madonna ao palcos os Óscares. Embora menos irreverente que em outras atuações da época, a rainha da Pop surgiu sozinha em palco com um visual muito inspirado em Marilyn Monroe, onde o glamour e o sex appeal são evidentes a cada segundo.

Bruce Springsteen – “Streets of Philadeplhia” (1994)

A primeira música que Springsteen escreveu para um filme (“Philadelphia”) não poderia ter tido mais sucesso. A canção venceu o Óscar para melhor música original em 1994. No mesmo ano, o cantor interpretou na cerimónia de entrega dos prémios da Academia esta balada emocionante.

Michael Jackson – “Ben” (1973)

Se Michael Jackson não é o artista mais jovem a atuar nos Óscares, será um dos mais novos. Apenas com 14 anos, o cantor apresentou em palco “Ben”, do filme homónimo. A música perdeu o prémio de melhor música original, mas foi o primeiro número um atingido por Michael depois de deixar os Jackson 5.

Beyoncé & Jennifer Hudson – “Love You I Do”, “Listen” & “Patience” (2007)

“Dreamgirls” é provavelmente um dos melhores musicais da última década. O filme levou aos Óscares de 2007 três canções nomeadas para melhor música original. Todas elas foram interpretadas em palco por duas vozes de sonho. Apesar das poderosas performances vocais de Beyoncé e Jennifer Hudson, nenhuma delas levou o prémio. Mas Hudson venceu o seu primeiro galardão da Academia (melhor atriz secundária).

Beyoncé & Hugh Jackman – “The Musical Is Back – Medley” (2009)

Apesar de Jackman não ser um cantor de profissão, já lhe conhecemos os dotes musicais. A última década foi especialmente rica em musicais e o fenómeno foi o pretexto ideal para Jackman dar o ar da sua graça, ao lado de Beyoncé. O medley recorda algumas das canções mais marcantes do cinema musical. Músicas como “Big Spender”, “Lady Marmalde”, “All That Jazz”, “Mamma Mia”, “Singin In The Rain”, “You’re The One That I Want” de filmes como “Grease”, “Mamma Mia” ou “Moulin Rouge” são recordados durante 6 minutos de puro espetáculo. A atuação conta também com Amanda Seyfried (“Mamma Mia”), Zan Efron e Vanessa Hudgens (“High School Musical”).

Categorias
Música

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários