Lifestyle

Pinterest – o seu quadro de cortiça digital!

Pinterest, uma rede social baseada nos tradicionais quadros de cortiça, começa agora a despertar as atenções de vários setores, desde a moda, às artes plásticas, e ao desporto.

Em desenvolvimento desde 2009, a rede social viu a luz do dia em 2011, com a aplicação móvel a ser disponibilizada no mesmo ano, e foi rapidamente sendo reconhecida pelo seu aspeto inovador. Mas o que torna esta rede especial ou diferente de tantas outras existentes na Web?

Para começar, o seu funcionamento: Pinterest baseia-se num sistema de quadros ou ‘boards‘, cujo intuito é que se assemelhem aos tradicionais quadros de cortiça. Nestes, colocamos com pioneses fotografias, papéis, e outras coisas que consideramos importantes. Da mesma forma, o ‘pin‘ é a ação de colocar algo num quadro (digital). Podemos criar quantos quadros nos apetecer, renomear ou eliminar os pré-existentes, e reorganizar os conteúdos de acordo com a nossa preferência. É também possível comentar ‘pins‘ e fazer ‘repin‘ de outros utilizadores. A visualização do perfil de cada utilizador é apresentada com uma lista de quadros, de acordo com a sua preferência.

A rede, com mais de 10 milhões de utilizadores registados, é dominada para já por mulheres (cerca de 97% dos fãs de Pinterest no Facebook são do sexo feminino), que a usam para partilhar sobretudo artigos de moda. Contudo, são várias as equipas da NFL, NBA e NHL que aderiram e têm quadros de merchandising das equipas. Nilay Shah, responsável de digital media dos New York Giants, mostrou o interesse à Mashable de interagir com o público feminino de forma mais próxima. Melissa Marchionna, coordenadora de new media dos Pittsburgh Penguins, da NHL, saliente a utilidade da rede por evitar partilhar conteúdos importunos aos utilizadores no Twitter e Facebook, “poluindo” as timelines. Assim, os quadros estão ao dispor das pessoas, que acedem de livre vontade. Podem inclusive ser dedicados a submissões de desenhos de fãs, em quadros específicos.

Para já Pinterest continua a crescer. Resta saber que direção vai tomar, e se vai continuar a atrair um público maioritariamente feminino. As marcas e organizações estão atentas.

Download da aplicação para iPhone e iPad aqui.

Categorias
Lifestyle

Comentários