Lifestyle

O que é o iCloud? [Veja VIDEO]

A Apple lançou uma nova companha publicitária por forma a explicar melhor o funcionamento do serviço iCloud, funcionalidade estreada com o iOS 5.

Anunciado a 6 de Junho do ano passado, o serviço foi rapidamente alvo de campanhas promocionais da empresa de Cupertino para aliciar os fãs da marca da maçã, e ajudou aos rumores do lançamento do iPhone 4S, que se veio a efetivar a 4 de Outubro do mesmo ano.

Mas afinal, como funciona o iCloud? Que utilidade tem?

O princípio fundamental do iCloud tem a sua génese no cloud computing, ou seja, na nuvem (daí o nome). Os dados dos utilizadores são guardados em servidores da empresa, e disponibilizados quando o utilizador preferir. Segue, no fundo, a mesma lógica de funcionamento do Dropbox.

Contudo, a novidade prende-se com a sincronização automática de conteúdos multimédia entre dispositivos com iCloud e iOS 5. Por exemplo, a fotografia que tiro com o meu iPhone 4S aparece, se eu tiver configurado o iCloud desta forma, em todos os dispositivos Apple compatíveis que possua (iPad, iPod, Mac…) no mesmo instante. É especialmente útil, ainda no caso das fotografias, se for viajar com o meu iPhone 4S e quiser que os meus familiares em casa, com outro dispositivo, vejam em tempo real as fotos que vou tirando. Para as empresas, a sincronização de eventos do calendário, contatos e de documentos de forma instantânea entre dispositivos, também se pode afigurar uma mais valia.

Podem ser partilhados documentos, músicas, calendários e eventos, e-mails, , notas e aplicações (e várias de terceiros estão a ter em conta esta funcionalidade). O serviço começa com 5GB de capacidade disponibilizados de forma gratuita (mais capacidade de armazenamento, exige pagamento).

O acesso a estes conteúdos são realizados em http://www.icloud.com através dos browsers tradicionais.

httpv://www.youtube.com/watch?v=DD-2MQMNlMw

Categorias
Lifestyle

Comentários