Lifestyle

Windows 8: um novo capítulo

O Windows 8 é a nova aposta da gigante de Redmond para reconquistar o público, e dirigir a revolução começada pelos tablets num sentido multiplataforma, e numa era pós-PC.

A Microsoft mostrou este ano que anda atenta ao comportamento dos consumidores. No Mobile World Congress, que decorreu em Barcelona entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, desvendou qual a estratégia para o próximo capítulo da história da marca, com o anúncio e demonstração do sistema operativo Windows 8.

A interface gráfica é muito semelhante à do seu sistema operativo móvel (Windows Phone), que tem vindo a ganhar expressão. Os tiles ou mosaicos mostram as atualizações de contatos, redes sociais, alertas de novos e-mails, compromissos, alertas de aplicações, entre outros. O utilizador decide que aplicações merecem destaque no telemóvel, e tem sempre visíveis os updates daí decorrentes.

httpv://www.youtube.com/watch?v=aebfjzdLxJA

Foi com base nesta lógica de navegação que a empresa decidiu transpor o conceito para o Windows 8, com a interface Metro. A novidade maior, prende-se com o fato do sistema ser compatível com smartphones, tablets e PCs. Em suma, o sistema operativo não se altera de forma drástica de um dispositivo para o outro, estando perfeitamente integrado e adequado aos equipamentos e à sua forma de funcionamento.

Interface Metro

Interface Metro

A convergência atinge o seu auge com a loja de aplicações, outra das tendências decorrentes do mobile transposta para o desktop, já realizada pela Apple anteriormente.

Loja de Aplicações

Loja de Aplicações

Entretanto foi disponibilizada a versão pré-Beta, Consumer Preview, que dá uma antevisão das principais funcionalidades e inovações no SO.

httpv://www.youtube.com/watch?v=jDYQmQ-phX8

Peter Pachal, da Mashable, avaliou a versão para o público, e apesar de ter gostado dos aspetos de partilha, que norteiam o SO, não gostou da forma de acesso a alguns menus. O scroll horizontal na grelha Start também requer alguma habituação.

Só no primeiro dia, o Windows 8 (Consumer Preview) foi descarregado mais de 1 milhão de vezes. A curiosidade em torno do software é grande, e as expetativas criadas em Barcelona deixaram muitos com vontade de experimentar. Se deseja ser dos primeiros a fazê-lo, pode descarregá-lo aqui. Espera-se que a versão definitiva esteja disponível até ao final deste ano.

Categorias
Lifestyle

Comentários