Destaques

EXCLUSIVO PS – José Alberto Carvalho: a informação da TVI “é melhor que a que havia”

José Alberto Carvalho

José Alberto Carvalho considera que a nova informação da TVI «é melhor do que a que havia». O diretor de informação do canal conversou em exclusivo com o Propagandista Social e fez o balanço desde a sua chegada a Queluz de Baixo.

O jornalista disse ao Propagandista «que aquilo que as pessoas estão a ver é melhor do que o que havia. É diferente do que havia e diferente dos nossos concorrentes».

Em maio de 2011, mudaram os nomes dos noticiários, mudaram as caras da informação, mudaram os cenários e os resultados começam a surgir. Em fevereiro de 2012 os programas informativos da TVI venceram a concorrência, num resultado histórico para a estação. No balanço de todas as mudanças, o apresentador do “Jornal das 8”, diz que apesar da crise, está a colher boas tempestades, num ambiente que já foi de seca:

«Os percursos de grande público no consumo de informação são muito lentos, apesar do tempo tumultuoso que vivemos a todos os níveis. É preciso dar tempo. E essa é a parte pior da crise. A crise retira tempo, serenidade. E nós não conseguimos fazer crescer uma árvore instantaneamente. É preciso lançar a semente à terra, regar a terra, tratar a terra. E ter paciência para que a árvore cresça. E neste momento a árvore está a crescer. Eu tenho a certeza absoluta que nós estamos a fazer um trabalho sério, construído, sólido, e mesmo com erros. Mas num sentido que não é o que a TVI tinha. É preciso tempo. É preciso que as pessoas vejam. E isso está a acontecer. Estou moderadamente satisfeito.»

José Alberto Carvalho diz que polémica das audiências é “altamente perigosa”

As mudanças da informação da marca TVI aconteceram também no canal de notícias no cabo. No início do ano, a estratégia repetiu-se na TVI24: mudaram os nomes dos noticiários, mudaram as caras da informação, mudaram os cenários e os resultados começam a surgir. José Alberto Carvalho diz que, ao contrário do que foi feito no início da emissão da TVI24, agora a informação da TVI está a ganhar o seu espaço:

«A TVI24 precisava de se mostrar às pessoas. Estamos a conquistar o nosso espaço, que era o que devia ter sido feito desde o início do projeto. Nós estamos a demonstrar que a redação da TVI tem uma maneira própria de olhar para os acontecimentos. É dinâmica, ágil, reativa, preocupada com o enquadramento das histórias que consegue transmitir de forma esteticamente apelativa. Conseguimos criar um espaço que não tínhamos. Aumentámos as audiências em 50% do canal e acho que conseguimos garantir a sua viabilidade pelo menos durante os próximos tempos. Acho que está a correr francamente bem.»

O jornalista congratula-se com a nova informação que oferece aos espetadores, estratégia que afirma resultar da «força do nosso trabalho e da capacidade que cada um consegue aplicar nas suas tarefas».

Categorias
DestaquesTelevisão

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários