Destaques

Alfaiate Lisboeta: “São as pessoas que me movem” (leia a entrevista)

“Lisboa somos nós” é o mais recente projeto de José Cabral. O autor do conhecido blogue “O Alfaiate Lisboeta” dá rosto à capital em 11 imagens repletas da energia e da essência de quem enche as ruas, de quem faz Lisboa.

Um projeto que estava à espera de dizer “olá” às ruas da capital desde Setembro de 2011 torna-se agora realidade com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

O Propagandista Social já havia dado a novidade com o artigo sobre a iniciativa e agora esteve à conversa com o bloguer para lhe dar a conhecer este projeto.

Propagandista Social (PS): O que o levou a criar o projeto “Lisboa Somos Nós”?

José Cabral (JC): “Acho que a razão essencial foi querer criar algo de verdadeiramente especial com os conteúdos da minha página pessoal. A ideia de promover a cidade com imagens d´ O Alfaiate Lisboeta pareceu-me a forma mais nobre de aproveitar o trabalho que venho desenvolvendo no blogue.”

PS: Foi difícil em 11 imagens “fazer a moldura humana de Lisboa”?

JC: “A campanha “Lisboa somos nós” não padece de nenhuma obsessão em representar cada milímetro de singularidade desta cidade. Isso acaba por acontecer naturalmente. São retratos espontâneos de gente que povoa as ruas de Lisboa. Encontrar encanto e energia nessas pessoas é, para mim, uma missão fácil.”

PS: Tem alguma que goste mais em especial?

JC: “As duas imagens com duas pessoas têm um poder acrescido porque nos mostram uma interação e, como tal, transmitem uma energia mais intensa. Acho que os retratos da grávida e do octogenário também têm um encanto muito especial.”

PS: “Lisboa somos nós”, a primeira campanha Institucional assinada por um blogue. Alguma vez pensou que o projeto que havia criado para se inspirar o trouxesse até aqui? 

JC: “Quando estamos motivados com um projeto da nossa autoria é normal que sonhemos mais alto do que as pessoas que nos rodeiam acham razoável. A verdade é que achei sempre que O Alfaiate Lisboeta poderia caminhar para vários formatos e momentos especiais mas confesso que uma campanha institucional completamente assinada por mim enquanto autor d´O Alfaiate Lisboeta foi algo que nunca pensei ser possível.”

PS: O que mais o marcou na elaboração do projeto “Lisboa Somos Nós”? 

JC: “O que mais me marcou mesmo foi ter conteúdos do blogue a promover, pela via institucional, a cidade de Lisboa. É marcante, não há como contornar. É um momento singular.”

PS: As pessoas são o grande enfoque dos seus projetos (tanto este como o blogue “Alfaiate Lisboeta”). O que despertam as pessoas em si?

JC: “São as pessoas que me movem. E a verdade é que qualquer pessoa que perca algum tempo n´ O Alfaiate Lisboeta percebe que, mais que uma publicação de estilo, é um blogue de pessoas.”

PS: “Uma campanha de gente real para gente real”. É este o tipo de lema que coloca também no trabalho que desenvolve para o seu blogue? Moda real por pessoas reais?

JC: “Sim. Esse lema representa na perfeição aquilo que faço ou tento fazer. Quanto à moda… Não sei se é moda. O que faço é retratar o belo. Retratar aquilo que me desperta a atenção. E o belo para mim não tem que nos reportar para a última tendência. O que é verdadeiramente belo é belo hoje como daqui a dez ou vinte anos. Mas sim. O ênfase são as pessoas comuns como eu a Vanessa ou qualquer outra pessoa que nos esteja a ler. O ênfase é, precisamente, fazer-nos sentir que os mais bonitos estímulos estéticos não têm que existir apenas nos grandes eventos de Moda mas entre as aqueles que, usualmente, costumamos designar por gente comum.”

PS: Descreva numa palavra: Lisboa e Moda

JC: “Já disse por inúmeras vezes que não percebo nada de moda. A Moda para mim foi sempre algo que se passava numa cidade distante e num ambiente ultra-sofisticado. O que faço é precisamente captar o encanto das pessoas comuns e retratar os lugares através daqueles com quem me cruzo.”

Totalmente concretizada por José Cabral, esta iniciativa pode já ser vista pelas ruas de Lisboa e, se ainda não viu, tem até dia 28 de Março para o fazer!

Categorias
DestaquesEntrevistasModaPalcos & Letras

Comentários